Inauguração da principal obra da atual gestão reuniu centenas de pessoas em Taguatinga nesta segunda-feira (5). Filho de Pelé agradeceu ao GDF e enviou mensagem aos trabalhadores

Mais do que uma passagem subterrânea para veículos, o Túnel Rei Pelé é um sonho antigo de muitos moradores e pioneiros do Distrito Federal, que passaram décadas comentando sobre a estrutura que um dia cortaria o centro de Taguatinga e ligaria a cidade a Ceilândia e outras regiões. Nesta segunda-feira (5), muitas dessas pessoas viram de perto o túnel e não esconderam a emoção e a sensação de pertencimento ao falarem sobre ele.“Parabéns ao governador por esse túnel, há muitos anos reivindicado pela população de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. É a concretização de um sonho”, afirma a ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília


Uma das ilustres presenças foi a do presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit), Justo Magalhães, um dos primeiros moradores da cidade. “A minha história começa em janeiro de 1960, quando Taguatinga era só pó, resistência dos moradores e vontade de vencer. Minha história é morando, participando, vivendo e amando essa cidade, que merece o túnel pela própria resistência do povo a permanecer aqui. O governo, em um momento muito oportuno, atende as necessidades da população com essa obra”, comemorou Justo Magalhães.

“AGRADEÇO ESSA INCRÍVEL HOMENAGEM FEITA AO MEU PAI, ESSA OBRA VIÁRIA. EM NOME DO MEU PAI E DE TODA A FAMÍLIA, TORÇO PARA QUE ELA TENHA MUITO SUCESSO E SEJA UM LOCAL PARA LEMBRARMOS DO NOSSO REI”EDSON CHOLBI NASCIMENTO, FILHO DE PELÉ

O empresário e ex-vice-governador Benedito Domingos também fez questão de prestigiar a entrega do Túnel Rei Pelé – anos atrás, ele trabalhou para o projeto sair do papel. “Há 20 anos fomos ao Ministério das Cidades, e eles tinham liberado R$ 350 milhões para fazer a obra. O tempo passou, mudaram os políticos e a obra foi concretizada agora pelo governador Ibaneis Rocha. Em boa hora ela está sendo entregue, vai ser muito importante para toda a região”, elogiou ele, que também foi deputado federal e distrital.

Ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia também deu a sua visão sobre a grande obra viária: “É uma alegria muito grande participar dessa inauguração a convite do governador Ibaneis Rocha. Parabéns ao governador por esse túnel, há muitos anos reivindicado pela população de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. É a concretização de um sonho”.

“CRESCI AQUI NA CIDADE, E HOJE É UM DIA DE GRANDE EMOÇÃO. É O DIA DE UMA NOVA HISTÓRIA PARA A CIDADE. VAI MELHORAR O FLUXO AQUI NO CENTRO DE TAGUATINGA, QUE ESTÁ ENGARRAFADO HÁ MAIS OU MENOS 20 ANOS”RENATO ANDRADE, ADMINISTRADOR REGIONAL DE TAGUATINGA

Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, o Túnel Rei Pelé é a maior obra de todos os tempos da cidade. “Cresci aqui na cidade, e hoje é um dia de grande emoção. É o dia de uma nova história para a cidade. Vai melhorar o fluxo aqui no centro de Taguatinga, que está engarrafado há mais ou menos 20 anos”, pontuou.

Já o secretário de Governo e ex-administrador de Taguatinga, José Humberto Pires de Araújo, falou da força dessa gestão em entregar a passagem subterrânea: “Para mim, é um dia de muita emoção e gratidão. Cheguei aqui com 13 anos, tenho 55 anos de Taguatinga; a cidade completa hoje 65 anos, e eu tenho 68 anos. Hoje estamos entregando uma obra que Taguatinga merecia há muito tempo”.

“Essa foi uma obra muito esperada por todos os moradores e trabalhadores de Taguatinga. Quero desejar para a cidade muita prosperidade”, destacou a primeira-dama Mayara Noronha Rocha | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A primeira-dama Mayara Noronha Rocha, ex-moradora de Taguatinga, também não escondeu a felicidade ao falar da passagem subterrânea. “Essa foi uma obra muito esperada por todos os moradores e trabalhadores de Taguatinga. Quero desejar para a cidade muita prosperidade. Aos comerciantes que sofreram com a obra, desculpem o transtorno. Aos usuários do Túnel Rei Pelé, cada vez que passarem por aqui, tenham a certeza de que esse é o caminho para o progresso”, afirmou.

Homenagem ao Rei

Campeão mundial pela Seleção Brasileira na Copa de 1970 e ex-parceiro de Pelé no Santos, Jonas Eduardo Américo, o Edu, foi convidado pelo GDF para participar desse importante momento. Para o craque, a homenagem é uma forma de tornar ainda mais perene o nome do Rei Pelé entre as futuras gerações. “É realmente uma obra fantástica, o GDF está de parabéns. Eu acredito que essa homenagem eterniza o nome do Pelé para a população. A juventude que não teve a oportunidade de vê-lo jogar vai poder saber um pouquinho da história e de tudo que ele representou não só para o futebol, mas para o Brasil e o mundo, então é importante essa homenagem”, disse.

Em vídeo exibido ao público presente, o filho de Pelé, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, também enviou uma mensagem parabenizando o GDF e os trabalhadores. “Agradeço essa incrível homenagem feita ao meu pai, essa obra viária. Agradeço muito aos trabalhadores que colocaram tijolo por tijolo e são os principais responsáveis pela obra. Em nome do meu pai e de toda a família, torço para que ela tenha muito sucesso e seja um local para lembrarmos do nosso Rei”, agradeceu.