Projeto Estação Grafite leva 12 grafiteiros numa homenagem à cidade e aos 50 anos do hip-hop

Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) entrega nesta terça-feira (4), às 10h, o resultado do Projeto Estação Grafite, que tem como objetivo homenagear a cidade de Ceilândia, reforçando a identidade cultural, por meio do grafite e do hip-hop – gênero que completa 50 anos da sua primeira manifestação no mundo em agosto e que recentemente foi declarado patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal.Ação com grafiteiros na estação do metrô incentiva a cultura | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Com o apoio da Administração de Ceilândia, foram convidados 12 artistas da cidade para pintarem a parede externa da estação Ceilândia Norte, formando um grande paredão cultural. São aproximadamente 500 metros quadrados de pintura artística.

A ideia é promover a valorização do espaço, por onde circulam, em média, 2 mil pessoas por dia e envolver artistas e usuários do Metrô-DF na criação de uma cultura de preservação do local, evitando novas pichações e proporcionando um cenário que possa receber ocupações e manifestações de arte, cultura, dança e música. O muro começou a ser pintado durante o fim de semana. Além dos artistas, estavam presentes vários DJs e grupos de dança. O projeto também recebeu apoio do 8º batalhão da Polícia Militar e da Caesb. O Metrô-DF também executou ações de melhorias da iluminação externa e plantio de jardins.

*Com informações do Metrô-DF