Nova norma autoriza acesso gratuito ao transporte para pessoas com 60 anos ou mais e amplia direitos para pessoas com deficiência.

Nesta terça-feira (25), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou uma importante lei que amplia o benefício da gratuidade no transporte público. De autoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), a medida foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e garante o acesso gratuito ao transporte para pessoas com 60 anos ou mais, antes reservado apenas para idosos a partir dos 65 anos. Além disso, a nova norma estende o mesmo direito às pessoas com deficiência.

Com a mudança, um número maior de idosos poderá usufruir da gratuidade no transporte público, proporcionando maior acessibilidade e facilitando a mobilidade dessa parcela da população. Para usufruir do benefício, basta apresentar um documento oficial com foto que comprove a idade. Os acompanhantes de pessoas com deficiência também têm direito ao transporte gratuito.

Outro aspecto relevante da lei é que permite que o público beneficiado escolha a porta do ônibus em que deseja embarcar, garantindo mais comodidade e autonomia durante os deslocamentos.

Essa medida representa um importante avanço na busca por uma sociedade mais inclusiva e igualitária, oferecendo mais oportunidades e facilidades para idosos e pessoas com deficiência. A iniciativa do deputado Chico Vigilante demonstra o compromisso em proporcionar melhores condições de vida e mobilidade para esses grupos vulneráveis.

Com a sanção da lei, a população do Distrito Federal poderá contar com um transporte público mais acessível e inclusivo, assegurando o direito de ir e vir a todos os cidadãos, independentemente de sua idade ou condição física.