Homenagem foi concedida a 250 moradores e personalidades atuantes por melhorias nas cidades do Distrito Federal

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Espécie de farol do governo nas cidades, os líderes comunitários do Distrito Federal foram condecorados nesta quarta-feira (5) com uma medalha. A homenagem foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha a centenas de personalidades que veem, escutam e levam as demandas da população ao governo. Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha declarou: “Vocês merecem todo o carinho e todo o amor que pode se dar, são muito importantes para nós e ainda mais para a comunidade” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A medalha Mérito Líder Comunitário do Distrito Federal foi lançada pelo GDF com apoio da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac). A cerimônia ocorreu no auditório da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul. Na ocasião, os homenageados receberam um pin e um diploma, reconhecendo a importância do trabalho para a sociedade.
“A honraria surgiu com a intenção de homenagear as lideranças que prestam serviço de forma anônima, que fazem isso de coração e que não são servidores efetivos do governo - eles fazem um trabalho de suma importância”Clara Roriz, secretária de Atendimento à Comunidade

“Quem anda nas ruas descobre o valor do líder comunitário, o valor do trabalho que vocês realizam junto às pessoas mais carentes”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Vocês merecem todo o carinho e todo o amor que pode se dar, são muito importantes para nós e ainda mais para a comunidade.”

Instituída pelo decreto n° 44.502/2022, a medalha definiu que os líderes seriam indicados pelas administrações regionais com base no tempo de dedicação à cidade, além de comprometimento com o trabalho e responsabilidade com as demandas dos moradores.

Parceiros do governo

“A honraria surgiu com a intenção de homenagear as lideranças que prestam serviço de forma anônima, que fazem isso de coração e que não são servidores efetivos do governo – eles fazem um trabalho de suma importância”, explicou a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, presidente do Conselho da Medalha.

Tendo como vice-presidente o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o conselho é formado pelos secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha; o executivo de Atendimento à Comunidade, Evaldo Rabelo, e o adjunto de Governo, Valmir Lemos de Oliveira.

Para o secretário de Governo, o líder comunitário é quem tem a melhor percepção do que as cidades mais precisam. “Eles sabem dos anseios da comunidade, isso é muito interessante”, diz. “O líder comunitário sente a carência da cidade, sente a carência das pessoas e traz consigo esse espírito de servir ao próximo. Então, essa homenagem é mais do que justa. Eles nos ajudam muito a governar”.

Reconhecimento

Moradora do Sol Nascente/Pôr do Sol há 20 anos, a líder comunitária Maria de Fátima Abreu, a Fatinha, elogiou a iniciativa e falou um pouco da sua atuação junto à comunidade.

“Estou sendo homenageada pelo trabalho que eu faço com a comunidade do Sol Nascente, principalmente as mulheres em situação de vulnerabilidade, as mulheres pretas, pardas, brancas, indígenas, as que vêm da África”, declarou Maria de Fátima. “O meu trabalho é estar junto dessas mulheres esclarecendo e encaminhando-as para os locais de atendimento do governo.”

Por sua vez, o líder comunitário do Itapoã, Leonilson Andrade da Silva, ressaltou que a parceria do governo com a comunidade é o que faz as cidades evoluírem em infraestrutura.

“Depois de alguns anos de abandono, vimos que esse governo abraçou a nossa cidade”, disse. “Temos hoje muitas obras em execução e outras executadas. Temos uma principal que é o viaduto, mas destaco também a duplicação da DF-250, que era um problema muito grande que a gente tinha, e o governador Ibaneis Rocha nos atendeu.”