O primeiro passo visa a capacitação de profissionais que trabalham com gestantes e recém-nascidos. Cursos presenciais e on-line serão ofertados para multiplicadores.

A integração entre as ações com foco na atenção à saúde da mulher em Goiás, Distrito Federal e prefeituras das cidades do Entorno foi o assunto da reunião desta quarta-feira (30) na Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo). A titular da Pasta, Caroline Fleury, e o chefe de gabinete, Gleiston Marcos De Paula, receberam a Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do DF, Miriam Santos, e representantes da Rede Cegonha, também do DF.

A intenção do encontro foi firmar parcerias e trocar experiências entre os governos de Goiás e do DF em relação a ações que já são adotadas e podem ser ampliadas. Outro objetivo é aprimorar o intercâmbio de informações entre as Secretarias de Saúde dos dois estados e dos municípios do Entorno para possibilitar atendimento contínuo e de qualidade às gestantes, mães e recém-nascidos.

“Toda boa política pública deve ser estendida. Nós precisamos trabalhar em parceria, não de forma dependente, mas de troca de experiências, para dar condições de que as boas práticas sejam realidade nas cidades do Entorno”, afirmou Caroline Fleury.

O primeiro passo desta integração será no treinamento dos profissionais de saúde que atuam no Entorno do DF. Cursos presenciais e on-line serão ofertados para multiplicadores dos municípios. Depois, serão estudadas outras ações, como investimento na disponibilização de salas de coleta de leite materno nos municípios, por exemplo.

Outro passo será melhorar a comunicação na área de saúde, para possibilitar que os pacientes sejam acompanhados em qualquer unidade de atendimento, considerando exames, diagnósticos e tratamentos.

“Muitas vezes, a mulher chega a uma maternidade do Distrito Federal sem ter realizado o pré-natal. Durante os exames, ela recebe algum diagnóstico de uma condição que precisa de acompanhamento, como é o caso da hipertensão, por exemplo. Mas ela não volta depois da alta hospitalar e acaba não se tratando”, lamentou Miriam Santos.

A secretária do Entorno adiantou que as definições serão amadurecidas em um segundo encontro, que deve incluir representantes da área de Saúde de Goiás, DF e dos municípios do Entorno. Caroline Fleury reforçou estar à disposição para fazer todas articulações necessárias para que a formação e a integração sejam realizadas o mais rápido possível.

Fonte: Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal Governo do Estado de Goiás