O Hospital Cidade do Sol e a UBS 15 são apenas dois exemplos do reforço à saúde que o Governo do Distrito Federal vem fazendo na região administrativa da Ceilândia. Além de um espaço totalmente novo, os moradores ganharam também nutricionista, assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outras especialidades que compõem as equipes multidisciplinares. No total, R$ 13 milhões de reais foram investidos na cidade do Pôr do Sol e Sol Nascente.

Lucilene Florêncio, secretária de saúde do DF, comentou acerca da importância e finalidade de intensificar a saúde na região. “O governo reconhece que a região precisa de mais equipamentos públicos, e eles estão sendo ampliados e construídos”. A secretaria ainda reforçou que além dos Trechos 1, 2 e 3, as QNQs, QNEs e QNPs também possuem unidades de atendimento. Ela prometeu que o governo vai continuar implementado mais serviços para atender cada vez melhor a população do Pôr do Sol, Sol Nascente e Ceilândia.

Fazendo a diferença

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) em parceria com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) realizou somente no primeiro semestre de 2023, 691 cirurgias cardíacas.

Além disso, a secretária de saúde do DF, Lucilene Florêncio, revelou que a parceria também ajudou o Sistema Único de Saúde (SUS) a ajudar 130 pessoas que necessitavam de transplante de órgãos. Segundo ela, a formação desse contrato, inicialmente por 2 anos, foi fundamental para a concretização de tal feito. “A rede complementar de saúde é fundamental para oferecer o melhor tratamento possível à população”, explicou.

Avanços na educação

Você conhece o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF)? No primeiro semestre de 2023, ele beneficiou milhares de escolas públicas do Distrito Federal. Em resumo, cerca de R$100 milhões foram investidos em reformas e materiais pedagógicos na rede de ensino, como por exemplo, computadores, para ajudar nas tarefas escolares. Uma das escolas contempladas foi a Escola Parque da Natureza e Esporte. Além da unidade do Núcleo Bandeirante, as escolas da Candangolândia, Park Way, Riacho Fundo I e II também receberam melhorias.