Reunido neste sábado, dia 16, o Conselho Político Popular Socialista MPS DF, composto pelos membros de sua Executiva Regional, os Secretários, Subsecretários e Assistentes de Base das 15 zonais e dos 16 núcleos de base do segmento no DF, deliberou sobre várias questões para o fortalecimento do movimento e do PSB no Distrito Federal.


Dentre as deliberações do maior e principal segmento do PSB, também considerado o de linha ideológica mais definido a esquerda dentro do partido, está a realização a partir do próximo sábado, dia 23, de um curso de formação política para monitores, e a realização de oficinas de formação nas zonais do DF a partir de outubro, além da meta de recrutar cem (100) novos militantes para o MPS nos próximos 100 dias, tarefa essa a ser realizada pela militância presente na Plenária de ontem para que estes se filem posteriormente ao PSB. Esse recrutamento será desenvolvido em alguns setores chaves onde o PSB DF não tem penetração e precisa se inserir, afirmou Rebecca Fidelis, Secretaria do MPS DF, principalmente nas universidades, sindicatos, movimentos sociais de gênero e outros na periferia de Brasília onde estão muitas associações de moradores. A meta é filiar novos militantes e transformar o PSB DF num partido de massa e de quadros no Distrito Federal. Os 51 militantes que passaram a tarde deste sábado reunidos no Auditório da Faculdade Miguel Arraes, da FJM / PSB, das 15.00 as 19.00 horas, discutiram também sobre a conjuntura do DF deliberaram sobre candidaturas do segmento em 2026, assunto este que será levado em uma reunião com o presidente nacional Carlos Siqueira pelo secretário nacional Acilino Ribeiro, coordenador geral do MPS. Todas as candidaturas do MPS serão internamente coletivas.


Porem o principal assunto a ser levado a Carlos Siqueira é o pedido para que ele oficialize convites a três grandes líderes de massa que o MPS considera importante para a reconstrução do PSB no DF após o resultado das eleições de 2022 onde o partido só elegeu uma única deputada distrital. Os três líderes do PSB que hoje tem uma grande identificação com o Distrito Federal e com o próprio MPS que os apoia, são o ex-ministro do GSI e atual Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança, Ricardo Capelli, o ex-técnico da seleção brasileira e hoje do Corinthians, Wanderley Luxemburgo e a ex-suplente de senadora Bia Cardoso. Os três já são filiados ao PSB respectivamente nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará, e só precisam transferir seus títulos para Brasília, onde praticamente moram e tem uma larga convivência com a população devido suas atividades profissionais. Capelli já foi interventor na segurança pública, Luxemburgo tem atividades profissionais no DF e apesar de ultimamente estar em são Paulo praticamente vive em Brasília, e Bia Cardoso é hoje uma líder evangélica de grande prestígio e influência junto a setores religiosos da capital federal. As conversas com Ricardo Capelli vêm sendo mantidas desde de janeiro quando ele assumiu a Secretaria de Segurança e foi feito o primeiro convite a ele. Com Luxemburgo as tratativas acontecem desde quando ele não saiu candidato pelo PSB no Tocantins, e com Bia Cardoso já aconteceram antes das eleições de 2022, mas somente agora ela admitiu pensar na proposta.

Estas reuniões realizadas pelo Conselho Político do MPS no DF e nos estados é uma orientação da direção nacional do Movimento Popular Socialista num esforço gigantesco para fortalecer o PSB em estados onde o partido teve um fraco desemprenho nas últimas eleições, <realizando avaliações dos erros do passado e fazendo planejamento para acertos no futuro>, afirmou Bia Cardoso, Coordenadora Nacional de Comunicação e Midiativismo do MPS.

Vários outros temas foram motivo de deliberação do MPS, como estão sendo debatidos nos 26 estados e será enviado um relatório a direção Nacional do MPS para serem entregues ao presidente nacional Carlos Siqueira, no entanto no DF além das deliberações acima foram ainda aprovados e serão detalhados no decorrer da semana pela Executiva do MPS local: 1. Criação de 10 Grupos de estudos e formação político ideológica com militantes do MPS e do PSB DF; 2. Semana Cultural do MPS com exposição de fotos, banners e outras formas de ação do movimento e mostra de cinema e atividades culturais; 3. Criação do Grupo Tarefa para a instalação da Lojinha do MPS e da Tenda Cultural que passará a funcionar na Feira da Ponte Norte, na 416 norte todos os sábados e no Eixão aos domingos a partir do mês de outubro, dentre outras ações que serão desenvolvidas.

Ao final da reunião, nas análises de conjura, nacional e local, outro dirigente, Paulo Tiago, disse que os estados que mais lutaram e votaram contra a Federação com o PT, foi onde o PSB os piores resultados eleitorais aconteceram e não elegeram deputados federais. No DF ele lembrou que o PSB local além de ter votado contra a Federação ainda foi contra a coligação com o PT em Brasília derrotando a proposta do MPS de coligação majoritária no apoio á candidaturas de Rosilene Correia ao senado com Acilino Ribeiro como suplente. <O MPS, porém, foi às ruas e apoiou a chapa majoritária do PT>, conforme lembraram no evento vários militantes.

A reunião do Conselho Político do MPS DF foi aberta tambem a imprensa, que pode ouvir os comentários e debates sobre as propostas sem intervir nas discussões, e logo depois o Secretário Nacional Acilino Ribeiro deu uma entrevista coletiva de duas horas que será publicada na integra no decorrer da semana pelos órgãos de imprensa presente. AG NOT3M – 17.09.23 – MV:

Por MIRELA VALENTE