Neste final de semana (07 e 08 de outubro), a Adasa esteve presente no Campeonato Brasileiro de VA’A Velocidade 2023 com dinâmicas de educação ambiental para a criançada que compareceu ao espaço localizado ao lado da Ponte das Garças, no Lago Sul.

O evento esportivo reuniu atletas de sete estados que competiram por títulos nacionais e vagas para o Campeonato Mundial. O encontro teve como objetivo fomentar a prática de va’a, popularmente conhecido como canoa havaiana, em Brasília. O torneio trouxe para o Lago Paranoá 736 competidores entre 13 e 87 anos, sendo 370 mulheres.

Fora das águas ocorreu uma vasta programação com aulas de yoga, alongamento, massagens, espaço gastronômico e uma feira de exposições. A equipe do Adasa na Escola levou a mascote Gotita e os personagens do Caninópolis para o estande onde foram compartilhados conhecimentos sobre a separação de resíduos sólidos e a importância da preservação dos recursos hídricos por meio de uma divertida pescaria e de atividades socioeducativas.

Além da mensagem ambientalmente sustentável promovida por meio da prática da canoagem, esporte que tem crescido exponencialmente no país, a Canoa Social, remada que unirá mulheres recuperadas do câncer de mama (grupo da Remada Rosa) e deficientes visuais (grupo DV na Trilha), trouxe para o evento um caráter inclusivo que fortaleceu ainda mais iniciativa.

Fonte: Adasa-DF