Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, no âmbito da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), realizará audiência pública, nesta terça-feira (10/10), para debater junto a representantes da sociedade civil, o endividamento de servidores públicos do DF com o Banco de Brasília (BRB).

A iniciativa é da presidente da comissão (CFGTC), deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). “Temos centenas de servidores com relatos sobre a impossibilidade de garantir a subsistência de suas famílias, pois 100% do seu rendimento já é automaticamente descontado pelo BRB. Queremos que a instituição tenha abertura para um acordo viável para os superendividados, porque essa situação deixou a maioria em condição de vulnerabilidade social e com problemas de saúde mental”, justifica a deputada.

O BRB e o Governo do Distrito Federal foram convidados a participar do debate.

Conforme dados da Caixa de Assistência e Benefícios ao Servidor do GDF (CABS), 10 mil trabalhadores estão recebendo 50% do pagamento, há ainda aqueles que têm 100% da renda comprometida.

Foram convidados representantes da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); do Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF); do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT); do BRB; da Defensoria Pública e de representantes dos grupos de servidores que se encontram nessa situação de endividamento.