A unidade acolhe com excelência crianças e adolescentes no tratamento de doenças graves ou de alta complexidade; índice de satisfação é de 96% em ótimo e bom na avaliação dos pacientes.

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) comemorou 12 anos nesta quinta-feira (23) e apresentou números que explicam o seu sucesso. Com 6,85 milhões de atendimentos desde 2011, a instituição tem alto índice de satisfação do usuário (97% de ótimo e bom, na visão dos familiares, e 96% de ótimo e bom, na avaliação dos pacientes).Presente à comemoração, a vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do hospital: “Todo mundo que vive em Brasília sabe a capacidade do HCB e o que ele representa para as nossas crianças” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A unidade é responsável por acolher com excelência crianças e adolescentes, de 28 dias a 18 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tratar doenças graves ou de alta complexidade. É o primeiro hospital público do DF e o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste com certificação de qualidade emitida, em 2020, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A celebração de aniversário do HCB teve uma cerimônia simbólica que homenageou os 1.550 funcionários da instituição. O evento contou com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), como a vice-governadora Celina Leão e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

Estrutura
R$ 9,5 milhõesRecursos investidos pelo GDF na construção da nova ala de ressonância magnética e na aquisição de equipamentos

“Esse hospital saiu de um sonho de mães”, declarou Celina Leão. “Quem imaginava que esse grupo criaria um hospital de referência, integralmente pelo SUS, com a qualidade que esse hospital tem hoje? Todo mundo que vive em Brasília sabe a capacidade do HCB e o que ele representa para as nossas crianças.”


Idealizado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o HCB é gerido pela Secretaria de Saúde do DF (SES) em parceria com Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Um dos investimentos recentes foi a construção de uma nova ala de ressonância magnética. O GDF destinou R$ 9,5 milhões para a obra e aquisição dos equipamentos, que permitem atender cerca de 20 crianças por dia — uma média de 3,6 mil exames por ano.“Para 2024, a gente pretende abrir mais três salas de cirurgia, o que vai permitir aumentar a quantidade de crianças atendidas pelo centro cirúrgico”, diz a superintendente-executiva do HCB, Valdenize Tiziani

Além disso, de 2020 até hoje, foram inaugurados 62 novos leitos — o que possibilitou ampliar a classificação do hospital como uma instituição de grande porte. Atualmente, o espaço conta com duas unidades, o ambulatório e a internação.

São 30 consultórios médicos, 202 leitos (sendo 48 de UTI pediátrica e 18 de cuidados intermediários), um centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte e uma área de ensino e pesquisa.

Investimentos

“O hospital não é referência só para o DF e nossas crianças, mas é destaque internacional”, pontuou Mayara Noronha Rocha. “O HCB, com o trato humanizado, é um lar para muitas famílias — e como é importante ter servidores que trabalham com amor, dedicação e entrega!”

Com uma estrutura construída de 29 mil metros quadrados, o HCB registra, ao longo de 12 anos de existência, mais de 4,3 milhões de exames laboratoriais, 871 mil consultas, 73 mil sessões de quimioterapia e 48 mil transfusões.

Para o ano que vem, mais recursos serão destinados ao Hospital da Criança. “Nos últimos anos, ampliamos o número de ambulatórios e implementamos o Bloco 2”, informou a superintendente-executiva do hospital, Valdenize Tiziani.

“Para 2024, a gente pretende abrir mais três salas de cirurgia, o que vai permitir aumentar a quantidade de crianças atendidas pelo centro cirúrgico; e, em breve, vamos implementar a cirurgia em crianças com epilepsia”, anunciou a gestora.