Inspirado nas tesourinhas e outros pontos emblemáticos da cidade, Bruno Duarte, músico apoiado pelo FAC, apresenta a capital como uma cidade que transita entre o caos e a poesia.

Josiane Borges, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Seja pelo céu nacionalmente conhecido, seja pela arquitetura planejada, pelo cerrado ou pelos ipês, a cidade de Brasília é cenário de inspiração. O modelo de construção das superquadras foi o incentivo para a criação do projeto Tesourinhas, documentário que une as vias e espaços da cidade com a música erudita.As canções que homenageiam a cidade contam com a participação da Orquestra Filarmônica de Brasília | Foto: Divulgação

Apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o projeto utiliza a numeração dos endereços para a criação do compasso de quatro faixas intituladas Eixão, Tesourinhas, Parque e Monumental. As canções que homenageiam a cidade contam com a participação da Orquestra Filarmônica de Brasília.

O idealizador do projeto, o músico Bruno Duarte, afirma que a ideia surgiu depois de um erro no percurso do caminho que fazia da 316 Sul, até o centro do Plano Piloto. “Durante o trajeto eu me perdi em uma das tesourinhas e acabei ficando ‘preso’ dentro dela por vários minutos. No fim fiquei nesse looping e pensei ‘música é looping’. E a partir daí fui me aprofundando, e quando vi estava com Brasília inteira em uma partitura”, conta o artista.

O documentário que conta a história da criação e a apresentação completa já estão disponíveis no YouTube. O projeto foi todo gravado no Teatro dos Bancários, e as canções que homenageiam a cidade se misturam entre o erudito e o pop e, segundo o músico, faz com que o espectador sinta-se caminhando pela cidade planejada. “No fim percebi que a cidade foi preparada para um concerto, é uma Brasília musical. O barulho do Buraco do Tatu compôs uma sinfonia para o Parque da Cidade, um chorinho para a área central da cidade”, conta.

Com o aporte de aproximadamente R$ 80 mil, o músico realizou a gravação completa do projeto, contando com a colaboração de mais de 40 pessoas, entre músicos e profissionais do audiovisual, iluminação, comunicação, entre outros.

“Nunca pensei que realizaria esse projeto e o FAC me possibilitou isso. É uma grande ajuda para os músicos e artistas da cidade, para que as pessoas não tenham seus sonhos barrados por falta de orçamento. A ideia agora é levar Brasília para outros estados e para o mundo”, finaliza Duarte.