Encerramento conjunto das competições celebrou importância dos eventos para o desenvolvimento educacional e social dos atletas.

O Museu Nacional da República foi palco, nesta terça-feira (12), do encerramento conjunto dos jogos de que os estudantes do DF participaram em 2023: Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF), Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e as Paralimpíadas Escolares. O evento não celebrou somente a competição atlética, mas também testemunhou um notável crescimento no número de participantes em comparação ao ano anterior.

Em 2023, as competições esportivas registraram a expressiva participação de quase 28 mil atletas do DF, um aumento de 50% em relação a 2022 – o que evidencia o crescente interesse dos jovens atletas, que ainda estão na escola, pelas competições.Este ano, as competições esportivas escolares registraram a participação de quase 28 mil atletas | Fotos: Felipe de Noronha/SEE-DF

Durante a cerimônia de premiação, atletas de diversas modalidades, como natação, atletismo, parabadminton, judô, futebol e luta olímpica (wrestling), foram homenageados com troféus, reconhecendo o esforço e dedicação demonstrados ao longo dos jogos.
“Eventos que promovem a prática esportiva entre estudantes são ferramentas pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento de valores como espírito de equipe, disciplina e resiliência. Esse é o objetivo, manter a educação e o esporte sempre aliados”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer

Victor Háquilas, um dos atletas premiados, compartilhou sua satisfação em participar dos Jogos Escolares deste ano. “Participar destes jogos foi uma experiência incrível e única, pois a luta olímpica foi uma novidade para minha carreira como atleta. Além da competição, vivenciamos momentos que ficarão para sempre em nossas memórias. Estou grato por fazer parte disso e agora é esperar o próximo ano”, afirmou o representante do Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire.

A cerimônia de encerramento, realizada pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria de Educação (SEE-DF), Isaías Aparecido, que destacou a importância dos eventos para o desenvolvimento educacional e social.

“Quando uma escola participa de um evento como esse, é crucial para os estudantes, pois além de competirem, conquistam amizades. Este evento é fundamental não apenas para a Educação, mas para toda a sociedade. Tenho certeza de que teremos grandes atletas aqui e vocês farão a diferença em nossa cidade”, ressaltou.

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, ressaltou a importância de realizar eventos que promovam a união entre o esporte e a educação. “Eventos que promovem a prática esportiva entre estudantes são ferramentas pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento de valores como espírito de equipe, disciplina e resiliência. Esse é objetivo, manter a educação e o esporte sempre aliados”, ressalta.

“É uma grande satisfação ver tantos jovens engajados na prática esportiva e colhendo os benefícios dessa atividade”, completa. As competições esportivas escolares realizadas ao longo de 2023 receberam o apoio da pasta.

*Com informações da SEE-DF