App Xô Bengala traz tutoriais em vídeo sobre exercícios de coordenação motora e equilíbrio, bem como informações úteis sobre membros superiores e inferiores

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) lançou o Xô Bengala, aplicativo para smartphone que funciona como guia para idosos praticarem atividades físicas. A Subsecretaria de Políticas para Idoso (Subidoso) da pasta é responsável por acompanhar a iniciativa, elaborada em parceria com a Avante Brasil, organização da sociedade civil (OSC) especializada em projetos, programas, eventos e ações nas áreas de educação e saúde.Programa investe na qualidade de vida do público idoso, com várias orientações importantes sobre bem-estar | Foto: Divulgação/Sejus

O Xô Bengala tem como objetivo guiar o idoso que quer praticar atividade física sem sair de casa e à hora que desejar. Para se cadastrar, basta preencher um formulário com dados pessoais sobre peso, altura, saúde e estilo de vida. Em seguida, o aplicativo fornecerá tutoriais em vídeo sobre exercícios de coordenação motora e equilíbrio, bem como informações úteis sobre membros superiores e inferiores.

O app oferece também um chat que redireciona para um grupo de mensagens onde as pessoas poderão socializar entre si e com a equipe responsável pelo projeto. Há ainda um “botão de pânico” que a pessoa idosa poderá acionar caso precise de ajuda.

“O aplicativo utiliza a tecnologia a favor da pessoa idosa”, avalia a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “A ferramenta oferece qualidade de vida a esse público, que pode se exercitar no conforto de suas casas.”

Acesse o Xô Bengala.

*Com informações da Sejus