O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a esposa, Michelle, acionaram a Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pedir uma retratação após a Presidência da República encontrar 261 bens do patrimônio do Palácio da Alvorada que estavam desaparecidos.

Na ação, que tramita no Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Bolsonaro e Michelle pedem uma indenização de R$ 20 mil que deve ser direcionada ao Instituto Carinho, que acolhe crianças em situação vulnerável na capital federal. “O fato é que parcela do povo brasileiro foi influenciado pela disseminação enganosa proferida pelo réu, acreditando que os autores ‘furtaram’ os móveis do Palácio da Alvorada por mera liberalidade e intuito danoso, o que não é verdade, como já narrado e comprovado na documentação anexa”, diz a petição.

Na primeira semana de governo do presidente Lula, a primeira-dama Janja abriu as portas do palácio e mostrou infiltrações, janelas quebradas e casos de má-conservação do patrimônio presidencial.

Entre os problemas identificados pela nova gestão, estava também o desaparecimento de algumas peça do mobiliário. O que indica ser mentira do casal já que eles próprios se desmentiram.