
Programa já beneficiou mais de 20 mil esportistas com passagens para competições
Brasília, 19 de maio de 2025 – Ser atleta de alto rendimento exige mais do que talento e dedicação: exige também recursos financeiros. Para aliviar esse peso, especialmente os custos com deslocamentos para competições, o Governo do Distrito Federal (GDF) criou o Compete Brasília, programa coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF).
Desde sua criação, em 2019, o programa já beneficiou 20.419 atletas e paratletas, com R$ 23,1 milhões investidos em passagens nacionais e internacionais. A expectativa da pasta é ampliar tanto o investimento quanto o número de atendidos em 2025.
“Queremos que nossos atletas tenham condições de competir em alto nível. O Compete Brasília garante que eles se concentrem no desempenho, não nos obstáculos financeiros”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
O impacto do programa é perceptível nas trajetórias de nomes como Lucas Cauê, de 25 anos, atleta de cheerleading. Após disputar um campeonato mundial nos EUA em 2022, bancando a viagem com doações nos semáforos, Lucas foi beneficiado pelo Compete em 2023. Com a ajuda, voltou aos EUA para competir e acabou sendo convidado a permanecer no país, onde hoje atua como coach de um time e continua sua formação esportiva.Lucas Cauê, de 25 anos, vive nos Estados Unidos com uma bolsa que ganhou graças ao esporte
“O programa possibilitou que eu focasse nos treinos. O custo em dólar é altíssimo, e a ajuda com passagens fez toda a diferença”, afirma Lucas.
Outro exemplo é o jovem Eduardo Rodrigues, de 16 anos. Natural de Ceilândia, ele foi descoberto durante o Campeonato Brasileiro de Clubes Infantil de Handebol, em 2021, após viajar com apoio do Compete Brasília. Atualmente, mora em São Paulo e treina no Esporte Clube Pinheiros. “Se não tivesse essa oportunidade, eu não teria sido visto. O Compete Brasília abriu as portas”, conta o atleta, já convocado duas vezes para a Seleção Brasileira.
Como solicitar o benefício
O Compete Brasília atende atletas e paratletas de alto rendimento em diversas modalidades. Para receber o apoio, é necessário realizar o pedido no site da Secretaria de Esporte e Lazer. O prazo para solicitar o benefício é de até 40 dias antes de competições nacionais e 60 dias antes das internacionais.
0 Comentários