
A partir de 19 de maio, vacina contra a gripe estará disponível para toda a população acima de seis meses de idade nas unidades públicas de saúde do DF.
A partir da próxima segunda-feira, 19 de maio, toda a população do Distrito Federal com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe nas unidades públicas de saúde. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que destacou a importância da ampliação da campanha para conter o avanço das doenças respiratórias na região. A campanha de vacinação, iniciada em 25 de março, era até então voltada exclusivamente aos grupos prioritários.
Com a nova fase, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca aumentar a cobertura vacinal e, consequentemente, reduzir complicações, internações e óbitos associados ao vírus influenza. “A vacina é importante para reduzir infecções respiratórias e internações hospitalares. Procure uma UBS mais próxima e vacine-se”, recomendou o governador.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF dispõe atualmente de um estoque de 300 mil doses da vacina contra a gripe. Desde o início da campanha, 272 mil doses já foram aplicadas nos grupos prioritários. Apenas no Dia D de mobilização, ocorrido em 10 de maio, 11.861 doses foram administradas.
O vírus influenza é apontado como o principal responsável pelo aumento de mortes por doenças respiratórias no país. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) indica que a imunização pode reduzir em até 35% o risco de hospitalizações entre pessoas de grupos de alto risco. Com a liberação da vacina para toda a população, o GDF espera fortalecer a proteção coletiva e conter a propagação do vírus.
0 Comentários