Ação usa brincadeiras típicas para estimular a importância da comunicação entre equipes e nos registros assistenciais.

Entre decoração colorida, música animada e barracas temáticas, profissionais de saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) foram convidados a refletir sobre um tema essencial no cuidado ao paciente: a comunicação segura.

O “Arraiá da Boa Conversa: é falando que a gente se entende!” é uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NUQSM). A proposta é utilizar a linguagem leve das festas juninas para destacar a importância da comunicação — verbal, escrita, nos registros assistenciais ou entre equipes — como ferramenta fundamental para prevenir falhas e garantir a segurança do paciente.













Segundo a chefe do núcleo, Giselle Campos, é essencial que a mensagem seja informada corretamente. "A comunicação precisa ser clara e objetiva. Mas também é necessário garantir que o outro entendido o que foi dito. Isso é fundamental em situações como passagens de plantão, transporte de pacientes ou intercorrências, em que falhas na comunicação podem comprometer o cuidado prestado", explica.

Ela destaca que, embora se comunicar algo simples, esse é um dos maiores desafios na área da saúde. "Por isso, buscamos uma abordagem mais leve e lúdica para sensibilizar as equipes. A comunicação assertiva ainda é uma dificuldade, mas é essencial para a segurança do paciente".

A ação começou em 16 de junho, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), e continuou no dia seguinte no HRSM e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No Hospital Cidade do Sol (HSol), foi realizado nesta terça-feira (24).

Brincadeiras que ensinam

As brincadeiras juninas tradicionais foram adaptadas para fortalecer, de forma lúdica, a importância da comunicação segura nas rotinas hospitalares.
















Na “Barraca da Fofoca”, o telefone sem fio simulava uma passagem de plantão: o participante recebia um caso clínico oralmente e precisava repassá-lo com fidelidade, sem omitir informações. A dinâmica mostrada como falhas na comunicação pode comprometer a qualidade do cuidado.

"Achei ótimo abordar esse tema de forma leve, no clima das festas juninas. A ação mostrada como uma informação mal comunicada pode causar problemas e nos fez refletir sobre a atenção que devemos ter ao repassar dados sobre o estado do paciente" afirma Jéssica Valéria Nascimento, auxiliar administrativa de regulação de cirurgias do HBDF.

No “Correio Elegante da Comunicação”, os participantes enviaram mensagens com elogios e feedbacks construtivos — anônimos ou identificados — promovendo a valorização do trabalho em equipe e o reconhecimento entre os colegas.

Já na pescaria, cada peixe traz uma pergunta sobre situações do cotidiano hospitalar. Quem acertava a resposta ganhava um brinde.

"Falar sobre comunicação faz toda a diferença. Quando a equipe se comunica de forma clara e eficiente, a qualidade do atendimento melhora muito e evitamos falhas que podem prejudicar o paciente", comenta Tatiane Brandão, fisioterapeuta do pronto-socorro infantil do HRSM.

O circuito também incluiu o “Jogo da Argola”, com perguntas temáticas sobre comunicação, e o “Tiro ao Alvo”, em que balões escondiam questionamentos relacionados ao tema. Ao estourar o balão, o participante lia e respondia a pergunta.

"Aqui vimos um aprendizado diferente dos treinamentos tradicionais: mais dinâmico e envolvente. As brincadeiras ajudaram a fixar o conteúdo de forma leve e acolhedora. A proposta chegou com claro à equipe da ponta e foi um momento criativo, descontraído e muito bem organizado", avalia Rayanne Lopes Macedo, chefe do Núcleo de Enfermagem do HSol.

Por fim, o painel “Causos de Comunicação” atraiu os participantes para compartilharem histórias reais, engraçadas, confusas ou antigas, vividas nas unidades de saúde. O objetivo era transformar experiências em aprendizagem coletiva, promovendo a troca de vivências e a reflexão sobre o impacto da comunicação no cuidado.

Assessori
( 61 3550-9281


Texto: Luciane Paz e Talita Motta
Fotos: Divulgação IgesDF