Duas novas estações estão sendo construídas para melhorar a mobilidade na região de Samambaia, no DF.

As obras de expansão da linha 1 do metrô em Samambaia estão em pleno andamento, com a construção de duas novas estações e um emissário para proteger a região de problemas durante o período chuvoso. O projeto, que já recebeu investimentos de R$ 16,3 milhões, busca melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores. A execução é feita pelo consórcio CG–JFJ, que venceu a licitação e iniciou os trabalhos com a assinatura da ordem de serviço em 19 de fevereiro.

Localizado no Parque Gatumé, o emissário é crucial para reduzir inundações e erosões, garantindo a proteção ambiental e beneficiando a comunidade local. “A construção da bacia está sendo realizada em uma área com vegetação local, e todos os estudos necessários foram conduzidos para garantir o respeito às normas e legislações ambientais”, afirmou o presidente do metrô.

Com uma área total de 14 mil m², as novas estações 35 e 36 estão projetadas para atender uma média de 15 mil usuários diariamente. Além da construção das estações, a obra incluirá a construção de três viadutos e quatro passarelas aéreas, facilitando o acesso e a circulação no trajeto, que se estenderá por mais 3,6 quilômetros.

Essas melhorias são parte do projeto de expansão do sistema metroviário de Brasília e seguem a Lei n° 4.566 de 2011, que prevê a ampliação da rede. A expectativa para conclusão das obras e a plena operação das novas estações é entre 2,5 a 4 anos.

A nova linha do metrô promete transformar a dinâmica de transporte na região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a mobilidade na capital federal.