Pacientes e equipes celebram o São João com alegria e reforçam o compromisso com a humanização do cuidado.
Humanizar o atendimento é um dos compromissos diários do Hospital Cidade do Sol (HSol), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). E foi com esse propósito que, na última quarta-feira (18), a unidade promoveu uma festa junina especial para pacientes internados, trazendo cor, música e alegria ao ambiente hospitalar.
Para a superintendente do HSol, Julia Gurgel, esse tipo de iniciativa faz a diferença na recuperação do paciente. Segundo ela, uma equipe comprometida ajuda muito nesse processo. “A internação é um momento de incertezas. Nosso papel vai além do cuidado físico, também envolve acolher e confortar emocionalmente. Celebrar essas datas é uma forma de oferecer esperança e leveza”, afirma.
Organizado com o apoio das equipes multiprofissional e administrativa da unidade, o evento contou com decoração temática, comidas típicas adaptadas às necessidades dos pacientes, música ao vivo e brincadeiras tradicionais como pescaria, jogo de argolas e boca do palhaço, pensadas para permitir a participação de todos.
A coordenadora multiprofissional do hospital, Camila Frois, explica que esse tipo de iniciativa faz parte do cuidado integral ao paciente. “Trazer vida e afeto para dentro do hospital é essencial. Essa festa é mais do que entretenimento, é uma maneira de lembrar aos pacientes que eles não estão sozinhos, e que o cuidado também pode ser leve, divertido e cheio de carinho”, reforça.
A comemoração aconteceu em espaço aberto e reuniu pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Durante algumas horas, a rotina hospitalar deu lugar ao forró, às risadas e aos abraços. Naquele cenário de festa, acessos venosos, sondas ou cadeiras de rodas deixaram de ser o centro das atenções.
Manoel do Nascimento, internado para tratar uma pneumonia, aprovou a iniciativa. “Ficar deitado o tempo todo deixa a gente mais pra baixo. Hoje eu pude dançar um forrozinho, me divertir. Isso me deu uma energia e me fez lembrar da alegria da minha casa”.
Assessoria de Comunicação
( 61 3550-9281
Acesse: https://igesdf.org.br/
Texto: Anna Beatriz Vieira
Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
0 Comentários