O governador do Distrito Federal confirmou que todos os coletivos do Plano Piloto serão elétricos, ampliando a sustentabilidade no transporte.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que a frota de ônibus do Plano Piloto será totalmente eletrificada até dezembro de 2025. Essa transformação envolve 90 coletivos operados pela Viação Piracicabana, que já possui seis ônibus elétricos em funcionamento desde 2021.

O Plano Piloto, que corresponde à área 1 do transporte no DF, contará com a eletrificação completa dos ônibus em um esforço para modernizar o sistema de transporte público da região. “Estamos entrando na pauta dos ônibus elétricos e, até o fim do ano, todos os que percorrerem as ruas do Plano Piloto serão desse sistema”, afirmou Ibaneis durante um evento no Lago Sul.

A ideia é que a experiência com essa frota elétrica no Plano Piloto sirva como um teste para a ampliação da eletrificação para todas as áreas do Distrito Federal. O sistema de transporte coletivo no DF é dividido em cinco áreas, com uma concessionária responsável por cada lote, totalizando cerca de 3.050 ônibus em operação.

O anúncio foi feito durante uma palestra promovida pelo Lide, onde o futuro da eletromobilidade no Brasil foi um dos temas discutidos, com a participação de líderes políticos e empresariais.