(Fotos: Divulgação/Novacap)

Ação preventiva ocorre durante a seca e visa preparar a cidade para o período chuvoso

Brasília, 29 de julho de 2025 – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) intensificou as ações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo em Ceilândia, com foco na prevenção de alagamentos durante o período de chuvas. Desde a semana passada, equipes atuam na região norte da cidade, com destaque para as quadras QNL e QNN, que já receberam os serviços.

“Essa medida visa prevenir alagamentos e transtornos no período de chuvas. Ao longo de todo o ano, os técnicos realizam esse serviço, mas, com a chegada da seca, o trabalho ocorre de forma ainda mais ativa”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

O trabalho de limpeza também está sendo executado em outras regiões do Distrito Federal, como Núcleo Bandeirante e Taguatinga, e ocorre inclusive aos fins de semana, por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais da Novacap, que realiza a drenagem das galerias para garantir o pleno funcionamento dos sistemas pluviais.

Além da atuação direta, a Novacap também terceiriza parte do serviço, empregando equipamentos modernos. Apenas no ano passado, foram retiradas mais de 192 mil toneladas de resíduos sólidos das redes pluviais do DF. A limpeza é feita com caminhões-pipa adaptados, equipados com tecnologia de sucção e hidrojateamento, além de robôs para inspeção remota das tubulações.
Conscientização é essencial

A companhia também destaca a importância da colaboração da população. O descarte irregular de lixo, entulho, garrafas, fraldas e resíduos de obras é uma das principais causas das obstruções das bocas de lobo.

“A ação da Novacap reforça o compromisso com a infraestrutura urbana e prevenção de desastres naturais no DF. É fundamental a participação da sociedade para manter a cidade limpa e segura. Contamos com a colaboração de todos”, reforçou Fernando Leite.