Medida do governador do DF visa valorizar bombeiros e policiais com promoções mais rápidas e evitar evasão das corporações.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta segunda-feira (29) a redução do tempo de interstício, período mínimo exigido para promoção, para policiais militares e bombeiros do DF. A medida alcança diretamente 2.254 militares, sendo 1.447 bombeiros e 807 policiais, que serão promovidos de forma antecipada.

Durante reunião com representantes das forças de segurança e do governo, Ibaneis destacou o reconhecimento ao trabalho diário desses profissionais. “Estamos fazendo esse ajuste com a participação da Secretaria de Segurança, da Economia e do comando das corporações. É um ato de valorização a quem protege a população”, afirmou.

As promoções, segundo o governador, ocorrerão já nas datas previstas: julho para os praças do Corpo de Bombeiros e agosto para os policiais militares. Além de premiar a dedicação dos servidores, a medida busca evitar a saída precoce de militares das corporações, mantendo profissionais experientes em atividade.

Também participaram da reunião o deputado Roosevelt Vilela, o secretário de Segurança Pública e os comandantes Ana Paula (PMDF) e Barcelos (CBMDF). “Essa decisão representa um importante estímulo à permanência e à motivação nas forças de segurança”, completou Ibaneis.