
A nova unidade busca aprimorar o atendimento às demandas relacionadas aos direitos das mulheres no Distrito Federal.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) criou a Ouvidoria da Mulher, um novo serviço que será responsável por receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados à violência de gênero. A portaria que institui a ouvidoria foi publicada no Diário Oficial do DF no dia 14 de agosto. O objetivo principal da iniciativa é aprimorar o acolhimento e o atendimento das demandas que envolvem os direitos das mulheres.
A Ouvidoria da Mulher está vinculada à Ouvidoria-Geral da PCDF e visa orientar as vítimas sobre seus direitos e garantir acesso aos serviços legais disponíveis, além de contribuir para a melhoria das políticas internas da instituição. Haverá também a integração com entidades que atuam na causa das mulheres.
Para proporcionar um atendimento especializado, a equipe da ouvidoria será, preferencialmente, composta por policiais mulheres, que passarão por capacitação em temas relacionados a gênero, direitos das mulheres, escuta ativa e acolhimento. Além disso, a função de Ouvidora da Mulher será exercida por uma delegada de polícia, com mandato de um ano e a possibilidade de recondução.
A criação da Ouvidoria ocorre em um contexto em que o atendimento a mulheres vítimas de violência na região já havia registrado um aumento significativo, com um crescimento de 57% nos atendimentos. Essa nova unidade se mostra essencial para garantir um espaço seguro e acolhedor para aquelas que necessitam de apoio e orientação.











0 Comentários