(Foto: Divulgação/Sedes)

Serviço ampliou inscrições e atualizações, garantindo acesso a benefícios sociais

Brasília, 12 de agosto de 2025 – Criados para agilizar o atendimento e facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a programas sociais, os postos exclusivos para preenchimento e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) completaram três anos de funcionamento com números expressivos. Entre agosto de 2022 e julho de 2025, foram realizados 464.775 atendimentos, resultando na inclusão de 160 mil novas famílias na plataforma.

No período, a taxa de atualização do CadÚnico no Distrito Federal cresceu mais de 10 pontos percentuais, passando de 68,87% para 79,33%. Já o número de famílias que não possuíam registro e passaram a integrar o sistema aumentou 65,7%, saltando de 248.034 para 410.943.

Atualmente, o serviço é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), com 13 postos distribuídos em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante agendamento pelo telefone 156, site da Sedes ou encaminhamento dos Cras/Creas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a medida agilizou o acesso ao serviço, beneficiando principalmente mães solo, idosos e pessoas com deficiência. “O resultado dessa iniciativa se traduz em ganhos concretos: milhares de famílias vulneráveis passaram a ter acesso a políticas sociais”, afirmou.

Os postos do CadÚnico não realizam a concessão de benefícios, mas são responsáveis por cadastrar ou atualizar dados, fundamentais para adesão a programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Para acessar auxílios do Governo do DF, como o Cartão Prato Cheio e benefícios emergenciais, o atendimento é feito exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mediante agendamento.