
O projeto, uma parceria com o CIEE, é voltado para jovens entre 18 e 24 anos
Aos 18 anos, Ana Luisa Almeida conquistou sua primeira experiência no mercado de trabalho ao ingressar no programa Jovem Aprendiz do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Atuando na sede administrativa do instituto, ela encontrou a motivação necessária para escolher sua profissão: será fisioterapeuta e iniciará o curso na Universidade de Brasília (UnB) no segundo semestre deste ano.
Antes dessa definição, Ana Luisa estava em dúvida entre psicologia e fisioterapia. A vivência no IgesDF, somada à lembrança do avô, que sofria de Alzheimer e realizava sessões de fisioterapia em casa, confirmou sua escolha. “Vejo o quanto esses profissionais fazem a diferença na vida de pacientes e familiares. É isso que quero para minha vida”, afirma.
O ingresso na UnB, via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), veio acompanhado de uma decisão difícil: deixar o programa Jovem Aprendiz por incompatibilidade de horários. “Estou animada por ir para a UnB, mas triste por sair daqui. Pretendo voltar ao IgesDF como estagiária, depois residente e, finalmente, como fisioterapeuta”, planeja.
O programa Jovem Aprendiz do IgesDF, que atualmente conta com 65 participantes entre 18 e 24 anos, é destacado no Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta terça-feira (12), como um exemplo de oportunidade e inclusão. Segundo Tatiane Marra, chefe de núcleo na Superintendência de Pessoas do instituto, a iniciativa vai além do cumprimento de cotas legais. “Nosso compromisso é desenvolver competências técnicas e comportamentais, integrando os jovens à nossa cultura organizacional e preparando-os para os desafios profissionais”, explica.
Marielle Costa, analista que acompanhou a trajetória de Ana Luisa, comemora a conquista. “Muitos jovens chegam sem perspectivas. O programa desenvolve habilidades administrativas e abre portas, seja para permanência na área da saúde, seja para outras carreiras”, destaca.
0 Comentários