Equipamento de R$ 3 milhões usa ondas de choque para fragmentar pedras nos rins e promete mais conforto e segurança aos pacientes.

O Hospital de Base do Distrito Federal passou a contar com um novo equipamento que permite o tratamento de cálculos renais sem a necessidade de cirurgia. A vice-governadora Celina Leão (PP) anunciou a chegada do Litotriptor, adquirido por mais de R$ 3 milhões, com a promessa de tornar o atendimento mais seguro, eficiente e menos invasivo para os pacientes da rede pública.

O novo aparelho utiliza ondas de choque para fragmentar as pedras nos rins, evitando procedimentos cirúrgicos tradicionais. “Esse tratamento tem até 75% de eficácia e traz uma grande vantagem. Ele evita cirurgias longas e complexas, reduz riscos de infecção e dá mais segurança para pacientes que não podem passar por procedimentos cirúrgicos”, afirmou Celina Leão, em publicação nas redes sociais.

A expectativa é que o novo método proporcione mais agilidade nos atendimentos, além de reduzir o tempo de internação hospitalar. “Isso significa mais conforto, menos riscos e mais qualidade de vida para quem precisa”, destacou a vice-governadora, reforçando o compromisso do governo com a modernização da saúde pública no Distrito Federal.

O investimento faz parte de uma série de ações voltadas à ampliação do acesso à tecnologia médica no sistema público. Segundo Celina, a proposta é continuar transformando o atendimento por meio da inovação e do cuidado com a vida: “É assim que a gente quer melhorar a vida das pessoas, com tecnologia que transforma em cuidado”.