(Foto: Agência Brasília)

Iniciativa começa nesta quinta (25) e envolve serviços de saúde, assistência e qualificação.

Brasília, 24 de setembro de 2025 – O Governo do Distrito Federal (GDF) inicia, às 9h desta quinta-feira (25), uma grande operação de acolhimento e assistência social destinada a pessoas em situação de rua que ocupam nove pontos distintos de Águas Claras. A ação será coordenada pela Casa Civil e contará com a participação de diversos órgãos do governo, incluindo secretarias, forças de segurança e serviços públicos.

Durante a operação, serão ofertados serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, qualificação profissional e moradia. Entre os benefícios, estãoa orientações sobre cuidados com animais domésticos, oferta de deslocamento interestadual, auxílio excepcional de R$ 600 para pagamento de aluguel, além de vagas em abrigos e inscrição em programas habitacionais e de capacitação, como o RenovaDF.

De acordo com o GDF, a ação visa garantir atendimento humanizado e encaminhamento adequado a cada caso. Após a prestação dos serviços, a DF Legal realizará o desmonte das estruturas irregulares, com transporte dos pertences dos ocupantes para um local indicado por eles. Caso não haja definição, os objetos serão encaminhados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados sem custo em até 60 dias.

Pontos mapeados em Águas Claras

Os atendimentos ocorrerão nesta quinta (25) e sexta-feira (26), nos seguintes locais:

  • Rua das Paineiras, em frente ao Lote 06
  • Proximidades do Residencial Jardim dos Ipês
  • Muro atrás do Hospital Brasília, próximo à Quadra 208 (Área Verde)
  • Cruzamento da Rua Ipê Amarelo com a Avenida Boulevard Sul
  • Cruzamento da Rua 5 Norte com Avenida Boulevard Norte
  • Centro da rotatória entre Avenida Flamboyant e Avenida Pau Brasil
  • Entrada do Parque do Patinódromo, Rua 25 Sul
  • Cruzamento entre Rua 34 Norte e Avenida Boulevard Norte
  • Praça entre Avenida Boulevard e Estação Arniqueiras

Segundo o governo, abordagens sociais e atendimentos prévios foram realizados ao longo da semana para identificar as necessidades do público-alvo e garantir um atendimento mais eficiente durante a ação.