
Estoque está em nível crítico e doadores terão atendimento preferencial até dia 10
A Fundação Hemocentro de Brasília emitiu um alerta para a população sobre a situação crítica do estoque de sangue tipo O-, considerado universal e fundamental em situações de emergência. Para incentivar as doações, até a próxima quarta-feira (10), os doadores dessa tipagem terão senha preferencial de atendimento, mediante comprovação por cadastro ou exame de tipagem sanguínea.
O sangue O- é utilizado em casos de urgência, como transfusões neonatais e cirurgias de alto risco, especialmente quando não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente. Por isso, a manutenção desse estoque é essencial para salvar vidas.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam saudáveis e pesem mais de 51 kg. Quem teve gripe, covid-19 ou dengue deve respeitar os prazos de inaptidão temporária antes de realizar a doação. Já pessoas que passaram recentemente por cirurgias, exames endoscópicos ou fazem uso contínuo de medicamentos devem consultar previamente o site do Hemocentro para verificar se estão aptas.
O agendamento pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Também há a possibilidade de atendimento por encaixe, conforme a capacidade diária. O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, exceto em feriados.










0 Comentários