Programa de gratuidade aos domingos, feriados e datas especiais já aumentou em 70% a circulação de passageiros no transporte público.

O programa Vai de Graça, do Governo do Distrito Federal, já garantiu mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas em ônibus e metrô desde a sua criação. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a iniciativa, válida aos domingos, feriados e datas comemorativas, ampliou em 70% a média de passageiros em circulação nos dias contemplados pela gratuidade.

“O Vai de Graça leva lazer e fé às famílias, fortalece a economia e amplia a circulação aos domingos e feriados”, destacou Ibaneis em publicação oficial. O governo avalia que o impacto social e econômico da medida ultrapassa as expectativas iniciais.

A medida tem reflexos além da mobilidade. Pesquisa realizada pela Fecomércio-DF revela que 96% dos lojistas registraram aumento de clientes e de vendas nos dias em que o transporte é gratuito. A presença maior da população nas ruas impulsiona o comércio, as atividades culturais e o turismo local.

O programa segue em vigor e é considerado uma das principais ações sociais do governo. Além de reduzir os custos da população com deslocamentos, o Vai de Graça contribui para democratizar o uso da cidade, favorecendo o acesso a serviços lazer para a população.