(Foto: Bené França/Divulgação)Festival acontece em outubro e selecionará 16 bandas do DF e da Ride
Estão abertas, até a próxima terça-feira (9), as inscrições para a segunda edição do Fest Rock Brasília, festival que celebra a diversidade do rock e da cena musical local. O evento é uma iniciativa do Instituto Latinoamerica, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e a Capital do Rock Produções. O formulário para participação está disponível online.
A direção artística do festival está a cargo de Philippe Seabra, vocalista e guitarrista da icônica banda Plebe Rude.
A primeira edição, realizada em 2024, reuniu mais de 3,5 mil pessoas na Torre de TV. Neste ano, o evento será realizado no Eixo Cultural Ibero-Americano, no Eixo Monumental, nos dias 4 e 5 de outubro, com expectativa de repetir e até superar o sucesso do ano passado.
Como se inscrever
Podem participar da seleção bandas do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). Os grupos interessados devem enviar material artístico e apresentar, por escrito, os motivos que justificam a participação no festival.
O resultado final será divulgado em 16 de setembro, nas redes sociais do evento. Ao todo, 16 atrações serão escolhidas, representando diferentes estilos do rock, incluindo indie, punk, alternativo, metal, clássico e experimental. Cada banda selecionada receberá um cachê de R$ 4 mil.
A curadoria será composta por profissionais da cultura, músicos e representantes da organização, que irão avaliar portfólio artístico, qualidade da performance musical e plano da apresentação.
Valorização da diversidade
Bandas que participaram da edição de 2024 não poderão se inscrever, já que o objetivo é abrir espaço para novos talentos. Metade das vagas será reservada a grupos com mulheres em posições de protagonismo, e 10% destinadas a pessoas com deficiência em funções de destaque.
Além disso, bandas e artistas LGBTQIAP+, negros ou indígenas receberão pontuação extra no processo de avaliação, como forma de incentivo à diversidade na cena musical.










0 Comentários