Governador Ibaneis Rocha assina ordem para estudos da Linha 2, que integrará oito regiões do DF.

O governador Ibaneis Rocha autorizou a criação de uma nova linha do metrô que ligará Gama à Esplanada dos Ministérios, com o objetivo de melhorar a mobilidade no Distrito Federal. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na última sexta-feira, 19 de setembro, e a medida busca atender a uma demanda antiga de transporte público na região sul da capital.

A nova linha de aproximadamente 50 km incluirá paradas em Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro, facilitando o acesso das populações do Entorno ao centro de Brasília. “Os passageiros de Santa Maria e do Gama têm uma carência muito grande de transporte, principalmente porque é de onde vêm as pessoas do Entorno. Com a implementação dessa nova linha, ajudamos também quem mora nos municípios vizinhos”, explicou o governador.

O projeto será elaborado com a contratação de serviços especializados que realizarão estudos preliminares e avaliarão a viabilidade técnica, econômica e ambiental da proposta. O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, destacou que, se a viabilidade for confirmada, a próxima fase incluirá a modelagem econômica e um anteprojeto de engenharia, essenciais para entender os custos e estratégias de financiamento para a execução das obras.

A vice-governadora Celina Leão salientou que a expansão do metrô é parte de um planejamento mais amplo para oferecer um transporte público mais eficiente e acessível. “Estamos garantindo a continuidade da expansão para oito regiões do DF. Estamos construindo o futuro da mobilidade no Distrito Federal”, declarou.

Além da nova linha, Ibaneis Rocha também visitou obras da Linha 1 do Metrô em Samambaia, onde duas novas estações estão sendo construídas para atender a cerca de 15 mil usuários por dia. Com um investimento de R$ 348,9 milhões, as obras têm produção estimada entre dois anos e quatro anos, com recursos do governo e do BNDES. Essa ação visa não apenas melhorar a mobilidade, mas também impulsionar o crescimento econômico na região.