(Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília)

Ação itinerante oferece atendimentos noturnos 
em shopping da região

A quarta edição do projeto Na Sua Hora chegou à Asa Norte, facilitando o acesso da população a diversos serviços públicos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), acontece nesta quinta-feira (11), das 16h às 22h, no estacionamento interno do Boulevard Shopping.

O projeto tem como objetivo atender moradores de regiões que não possuem unidades fixas do Na Hora, especialmente pessoas com dificuldade de se deslocar durante o horário comercial.

As edições anteriores ocorreram em diferentes pontos do DF: Shopping Deck Norte, no Lago Norte, em julho, com 250 atendimentos; Shopping de Águas Claras, em agosto, com 364 atendimentos; e Terraço Shopping, no Cruzeiro, que registrou 355 atendimentos. O projeto seguirá atendendo essas regiões em novas datas já programadas, com o cronograma divulgado nas redes sociais da Sejus-DF.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa leva inclusão e cidadania diretamente à população.

“Com o Na Sua Hora, o cidadão é atendido onde está e sem hora marcada. É mais do que um serviço, é a presença do Estado”, destacou.

O subsecretário do Na Hora, Rodrigo Barbosa, ressaltou a boa receptividade da população.
“Os atendimentos são feitos em horários que realmente atendem à rotina das pessoas, principalmente de quem trabalha durante o dia. A adesão tem sido muito positiva”, afirmou.

Atendimento prático e rápidoIniciativa leva ​serviços públicos a regiões que não contam com unidades fixas do Na Hora, favorecendo quem tem dificuldade de se deslocar durante o horário comercial


O projeto reúne diversos serviços em um só local, incluindo atendimentos do Detran-DF, Procon-DF, INSS, Defensoria Pública, Caesb, Receita Federal, Neoenergia, Codhab, BRB Mobilidade, entre outros.

Moradores que participaram da ação destacaram a praticidade do atendimento. A aposentada Maria de Lourdes Boarato, de 75 anos, elogiou a rapidez no processo:
“Levei 15 minutos para chegar e fui atendida em 20 minutos. Se tivesse ido ao Na Hora da Rodoviária, só o trajeto demoraria mais de 40 minutos”, contou.

A dona de casa Salvelina Menezes, de 59 anos, conseguiu resolver duas demandas em menos de uma hora.

“É o serviço indo até o cidadão e não o contrário. O GDF está indo onde mais precisa”, afirmou.

Até agora, mais de 900 atendimentos foram realizados nas três primeiras edições do projeto. A distribuição de senhas segue a ordem de chegada, com atendimento preferencial para grupos prioritários.

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025

Neste ano, a Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) já ultrapassou 1 milhão de atendimentos, com média superior a 7 mil por dia.

O serviço oferece 170 funcionalidades presenciais, em parceria com 20 órgãos, além de terminais de autoatendimento em suas unidades fixas, localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Asa Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga.

A unidade móvel segue atendendo regiões sem posto próprio, como Santa Maria e Recanto das Emas, com duas visitas semanais.