(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Com umidade crítica do ar abaixo de 15% e calor acima de 34°C, Farmacotécnica oferece solução completa para hidratar, proteger e fortalecer o organismo.

Brasília atravessa em 2025 uma das secas mais severas que se tem registro. Termômetros já marcaram 34,7ºC em Águas Emendadas, novo recorde de calor do ano e a umidade relativa do ar despencou para 14% em várias regiões.

Este quadro de calor extremo e ar seco intensifica os efeitos negativos sobre a pele, o sistema respiratório, o metabolismo e a imunidade da população. Pensando nisso, a Farmacotécnica, pioneira em manipulação farmacêutica no DF, desenvolveu o Menu da Seca, com uma seleção de produtos que visam hidratar, proteger e reforçar a saúde nesse período adverso.

Para a diretora da Farmacotécnica, Rogy Tokarski, a falta de umidade agrava quadros como dermatite atópica, urticária e psoríase, aumentando o desconforto e comprometendo o bem-estar. “A pele seca, áspera e com desconforto é uma consequência direta desses índices extremos de umidade. Todas as doenças dermatológicas tendem a piorar. A qualidade de vida fica muito comprometida, pois esses distúrbios levam a noites mal dormidas — até 90% dos adultos relatam impacto nisso”, afirma.

No que diz respeito aos cuidados recomendados, Leandra indica produtos manipulados como RLMT 2, Lip Hidrat (com e sem perfume), cremes para mãos e pés, protetores labiais e outras soluções específicas. O Menu da Seca também inclui suplementos e fórmulas para imunidade e metabolismo, como o Epicor, polivitamínicos, vitaminas (C, D3, E), zinco, selênio e extrato de própolis verde.

Esse cenário recorde torna urgente uma resposta completa. “Estamos vendo o ar seco em níveis perigosos, temperaturas que superam há dias os 34°C e quase nenhuma chuva. Esses fatores exigem que tratemos a saúde da pele e do corpo como um todo. Nosso “Menu da Seca” busca oferecer exatamente isso: hidratação prolongada, reforço imunológico e suporte para quem precisa manter energia ainda com o clima adverso”, explica Rogy.

Além do uso dos produtos, os especialistas reforçam cuidados essenciais: evitar exposição ao sol no pico do calor (entre 10h e 16h), usar banho morno ou frio, hidratantes suaves, manter-se bem hidratado, usar umidificadores ou improvisar com toalhas úmidas no ambiente, e preferir roupas leves.

Sobre a Farmacotécnica – Prestes a completar 50 anos de atuação, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das pioneiras no Brasil. Com uma trajetória marcada pela tradição e pelo compromisso com a saúde, a rede se destaca pela combinação entre inovação e conhecimento técnico, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para o bem-estar de seus clientes. Com sete lojas no DF, a Farmacotécnica mantém um rigoroso padrão de qualidade e segurança em todos os processos, reforçando sua liderança no setor magistral. A constante dedicação à pesquisa e ao desenvolvimento garante à empresa o acesso às tecnologias mais modernas do mercado farmacêutico, sempre com foco na confiança e nos resultados que cada fórmula precisa entregar.