
Gratuidade vale nos dias 10 e 11 de outubro para ônibus e metrô; medida faz parte do programa Vai de Graça.
O governador Ibaneis Rocha assinou nesta quinta-feira (9) um decreto que garante a gratuidade do transporte público coletivo nos dias 10 e 11 de outubro, em razão das celebrações religiosas de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília. O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A gratuidade valerá em horários específicos: no dia 10 (sexta-feira), das 18h às 24h, e no dia 11 (sábado), das 14h às 24h, abrangendo todos os sistemas de transporte público coletivo do DF, incluindo ônibus e metrô. A medida amplia o benefício já oferecido aos domingos e feriados por meio do programa Vai de Graça.
“Garantir ônibus e metrô gratuito durante toda a festividade de Nossa Senhora Aparecida é mais uma ação do GDF para permitir que as famílias possam celebrar a padroeira do Brasil e de Brasília”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Desde quando criamos o Vai de Graça, nosso objetivo era exatamente esse: incentivar as famílias a aproveitarem os pontos turísticos, o comércio e, principalmente, as celebrações de fé.”
O objetivo é facilitar o deslocamento dos fiéis que participarão das atividades religiosas e culturais em homenagem à santa, especialmente na Esplanada dos Ministérios, onde será realizada a 27ª edição da celebração, que este ano tem como tema “Maria, Mãe da Esperança”. O evento contará com missas, shows e praça de alimentação.Benefício será válido exclusivamente nos dias 10 de outubro, das 18h às 24h, e 11 de outubro, das 14h às 24h, abrangendo todos os sistemas de transporte público coletivo do DF, incluindo ônibus e metrô | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Além de promover o acesso às festividades, a ação busca estimular o uso do transporte público, reduzindo o tráfego e as emissões de poluentes durante o período de maior movimentação.
Programa Vai de Graça
Lançado em fevereiro de 2025, o Vai de Graça vem transformando a mobilidade no Distrito Federal. Antes do programa, a média de passageiros aos domingos era de 270 mil; hoje, o número chega a 460 mil, um aumento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).
De fevereiro a setembro de 2025, o programa já contabilizou mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas, somando domingos, feriados e datas especiais. O recorde de utilização ocorreu durante o Carnaval, em março, com quase 5 milhões de acessos em nove dias.
Outros períodos de alta movimentação também registraram números expressivos: a Quinta-feira Santa (17/4) levou 1,25 milhão de passageiros aos transportes coletivos, a segunda-feira de Carnaval (3/3) teve 770 mil acessos, e a véspera da Independência (6/9) somou 748 mil viagens gratuitas.
Com o benefício estendido para as celebrações de Nossa Senhora Aparecida, o GDF reforça sua política de mobilidade inclusiva e sustentável, garantindo acesso democrático aos eventos religiosos e culturais do Distrito Federal.
0 Comentários