Inaugurado em julho deste ano, o primeiro hotel social do Distrito Federal já contabiliza mais de 16 mil atendimentos. Localizado no SIA, o espaço funciona diariamente das 19h às 8h e oferece 200 vagas para pernoite, banho quente, jantar e café da manhã. O local também aceita animais de estimação e conta com transporte gratuito a partir do Centro Pop, na Asa Sul.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o hotel vai além do abrigo temporário: “é uma porta de entrada para políticas públicas de longa duração”. O investimento do GDF é de R$ 7,4 milhões anuais, com gestão de uma Organização da Sociedade Civil vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A secretária Ana Paula Marra destacou que o espaço garante acolhimento com dignidade e respeito, oferecendo também escuta e orientação para reinserção social. O DF foi a primeira unidade da Federação a implementar um Plano Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, com ações semanais de abordagem e acolhimento.

O hotel integra o programa Acolhe DF, que realiza busca ativa e oferece tratamento a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo dependentes químicos. Com iniciativas como essa e a Ação contra o Frio, o GDF reforça o compromisso com a dignidade, a inclusão e o cuidado social no Distrito Federal.