Governador destaca importância do projeto durante homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar.

O governador Ibaneis Rocha anunciou uma ampliação significativa do projeto das escolas cívico-militares no Distrito Federal, aumentando a quantidade de unidades de 40 para 50. A declaração foi feita durante um almoço em homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar no dia 27 de setembro.

“Vamos cumprir a promessa do início do mandato, em 2019, de entregar 40 escolas cívico-militares, com a perspectiva de avançar para 50 unidades”, afirmou Ibaneis. O programa já conta com 25 escolas, e a seleção das novas unidades está em fase de definição, segundo informações do governo.

Atualmente, as escolas cívico-militares estão espalhadas por diversas regiões do DF, incluindo Brazlândia, Ceilândia, Guará, Gama e Taguatinga. Os centros de ensino têm se destacado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com instituições como o CEF 01 do Núcleo Bandeirante e o CEF 19 de Taguatinga apresentando desempenhos notáveis.

Cada unidade escolar é composta por uma equipe de 20 a 25 militares, que promovem atividades de disciplina e cidadania, complementadas por projetos extracurriculares, como o programa de musicalização, onde alunos têm a oportunidade de aprender instrumentos musicais no contraturno escolar.

A cada unidade, o custo médio de operação anual gira em torno de R$ 200 mil. Além da escola cívico-militar, Ibaneis Rocha também abordou o tema do reajuste salarial para as forças de segurança, afirmando que aguarda o aval do Governo Federal para levar a proposta ao Congresso Nacional. “Tenho certeza de que aprovaremos rapidamente, com o apoio de nossos parlamentares, esse reajuste mais do que merecido por todos vocês”, concluiu o governador.

A expansão das escolas cívico-militares no DF representa uma continuidade de um modelo educacional que busca integrar a disciplina militar à educação, visando promover não apenas a formação acadêmica, mas também valores de cidadania e responsabilidade social entre os alunos.