Os objetivos são o fortalecimento da rede de atendimento, a ampliação das políticas intersetoriais de prevenção e a melhoria da integração de dados entre os órgãos públicos.

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) realizou, nesta quarta-feira (29), reunião extraordinária da Rede Distrital de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, na sede II da pasta, localizada no Setor Bancário Norte. O encontro teve como pauta principal a construção do Plano de Metas de Combate à Violência contra a Mulher, elaborado em conjunto com os órgãos que compõem a Rede Distrital.

Segundo a vice-governadora Celina Leão, o grupo discute, desenvolve e analisa as políticas de prevenção de combate à violência de gênero. ”O enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres se faz por meio de um conjunto articulado de ações. A rede de proteção às mulheres é essencial no combate à violência, para garantir os seus direitos, além de atendimento e assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Durante o encontro, foram debatidos os eixos estratégicos do Plano de Metas, que tem como base a Lei nº 14.899/2024, norma que institui a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e estabelece diretrizes para ações integradas nos próximos dez anos. Os objetivos foram: o fortalecimento da rede de atendimento, a ampliação das políticas intersetoriais de prevenção e a melhoria da integração de dados entre os órgãos públicos.

Para a Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a reunião teve como pauta assuntos que são de grande importância para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao fluxo de atendimento à mulher em situação de violência. “A Rede proporciona aos participantes a discussão das políticas públicas e as suas aplicações no dia a dia. Com esses dados e informações, apuramos as necessidades de aprimoramento e, até mesmo, o desenvolvimento de novas iniciativas para a melhoria ao atendimento e acolhimentos às mulheres do DF”.

A Rede Distrital de Proteção à Mulher une esforços para traçar, em conjunto, as políticas de prevenção e de combate à violência de gênero. Cabe a seus membros, entre outras atribuições, monitorar e avaliar as medidas adotadas para garantir o cumprimento da legislação federal e distrital sobre o tema. Entre os participantes, estiveram representantes das Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Justiça e Cidadania, de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

A Secretária Executiva da SMDF, Jackeline Domingues, ressaltou que o trabalho conjunto é essencial para o avanço das políticas públicas. “Estamos construindo, de forma colaborativa, com um plano de metas que vai orientar as ações do Distrito Federal no enfrentamento à violência contra a mulher nos próximos dez anos. A união dos órgãos da rede é o que garante resultados concretos e duradouros”.