(Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)Via fechada vira espaço democrático de convivência e atividades ao ar livre.
No feriado da Consciência Negra, o Eixão do Lazer voltou a reunir moradores do Distrito Federal em um ambiente que, há mais de três décadas, se consolidou como símbolo de convivência, diversidade e uso democrático do espaço público. Com a via interditada para veículos, das 6h às 18h, brasilienses ocuparam os 14 km do Eixão (DF-002) para caminhar, pedalar, praticar esportes, descansar ou simplesmente aproveitar um piquenique em família.
A nutricionista Thyelle Loriato, 41 anos, levou a família completa – incluindo as três cachorras – e destacou a importância de espaços que permitam a convivência entre pessoas e animais. Neurodivergente, ela contou que prefere permanecer nas áreas mais tranquilas, mas reforçou o valor social do Eixão do Lazer. “É fundamental democratizar esses espaços. Aqui a gente interage, mesmo de forma discreta. Os cachorros brincam, as pessoas conversam. É um ambiente acolhedor”, disse.
A democratização do uso da via foi reforçada pelo Decreto nº 46.226/2024, que regula o funcionamento do Eixão do Lazer aos domingos e feriados, garantindo prioridade a atividades não motorizadas como caminhadas, corridas, ciclismo, skate e patins.
Moradoras da Asa Norte, Bárbara Almeida, 40, e a filha Ana Rosa, 9, aproveitaram o dia ensolarado para pedalar. A ideia partiu da menina, que contou animada o que mais gosta no local. “Tem muitos morros para pegar impulso e barraquinhas de água de coco”, disse. Para ela, o espaço representa liberdade e diversão. Bárbara destacou o caráter plural do Eixão. “Aqui dá para fazer de tudo. É um espaço realmente democrático.”Bárbara Almeida aproveitou o feriado para se divertir no Eixão com a filha, Ana Rosa: “Aqui dá pra fazer de tudo: pedalar, caminhar, passear com as crianças e com os bichinhos”
O Eixão do Lazer também reúne barraquinhas de alimentos e atividades culturais, que podem ocorrer entre 10h e 17h, seguindo regras específicas de montagem e desmontagem para assegurar a organização do espaço.
Há 34 anos, o Eixão do Lazer é um dos principais pontos de encontro da população de Brasília. A operação e fiscalização ficam a cargo do Detran-DF, do DER-DF e de órgãos como DF Legal e Polícia Militar, que garantem a segurança e o ordenamento das atividades durante todo o dia.












0 Comentários