(Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)

Ação reforça importância das doações e oferece programação especial aos voluntários

 A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) deu início, nesta segunda-feira (24), à campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue. A mobilização, realizada em homenagem ao Dia Nacional do Doador, celebrado em 25 de novembro, reúne diversas ações voltadas à conscientização da população sobre a relevância da doação voluntária.

A programação especial segue até sábado (29), com atividades diferenciadas e surpresas aos participantes. Os interessados devem realizar o agendamento pelo portal Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.

Os hemocentros do país costumam ter maior necessidade dos tipos sanguíneos O negativo (O-) e demais com fator Rh negativo (A-, B- e AB-), devido à sua raridade e elevada demanda. O tipo O- é considerado universal e costuma ser essencial em situações de emergência.

O Hemocentro de Brasília reforça a importância das doações diárias para abastecer a rede pública de saúde do Distrito Federal e instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Como doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 51 kg e em boas condições de saúde. Quem passou recentemente por cirurgias, exames endoscópicos ou enfermidades deve consultar o site do Hemocentro para verificar a aptidão para doar.

Em casos de gripe, é necessário aguardar 15 dias após o fim dos sintomas. Para Covid-19, o intervalo é de 10 dias após o desaparecimento dos sintomas, desde que não haja sequelas; assintomáticos contam o prazo a partir da data do exame. Pacientes com dengue clássica devem esperar 30 dias, enquanto casos de dengue hemorrágica exigem intervalo de seis meses