Durante a abertura do Salão do Imóvel da Ademi, governador Ibaneis Rocha analisa a situação do Banco de Brasília após crise.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, expressou sua confiança na recuperação do Banco de Brasília (BRB) após uma crise que surgiu a partir da relação com o Banco Master. Ibaneis fez essa declaração na quarta-feira, durante a abertura do Salão do Imóvel da Ademi-DF.

O governador mencionou que a confiança excessiva na gestão anterior do BRB, especialmente em relação à operação com o Banco Master, contribuiu para a situação delicada que a instituição enfrenta atualmente. “Esse governo é um governo sério. O que pode ter ocorrido, em alguns momentos, foi um excesso de confiança no crescimento do banco”, afirmou.

Ele destacou que a operação com o Banco Master foi inicialmente vista como uma estratégia para expandir o BRB, mas que, com o tempo, perdeu sustentação. Ibaneis disse que além das questões que cercam o ex-presidente do BRB, Paulo, é necessário reavaliar os riscos envolvidos nessa operação.

Apesar do cenário desafiador, o governador tranquilizou clientes e investidores, afirmando que não haverá prejuízos para eles. “O BRB tem solidez, liquidez e conta com o patrimônio do Governo do Distrito Federal para garantir suas operações”, garantiu.

Ao longo de suas declarações, Ibaneis também anunciou a contratação de uma auditoria externa para investigar possíveis inconsistências nas operações do banco. “Já estamos tomando as providências necessárias e contratamos uma auditoria externa para verificar qualquer inconsistência nos balanços e nas operações realizadas”, completou.

Sobre o novo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, indicado por Ibaneis, o governador expressou sua aprovação ao destacar o bom relacionamento do novo dirigente com as instituições financeiras e a sua experiência no setor.