O governador do DF destaca o esforço para garantir paridade salarial e agradece o trabalho das forças de segurança.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou um aumento salarial histórico para as forças de segurança da capital do país. A medida será oficializada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, com a assinatura de uma medida provisória pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esse reajuste, solicitado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) há dez meses, beneficiará policiais civis, militares e bombeiros.

“O GDF fez um grande esforço para garantir a paridade das forças de segurança. O governo federal alterou a nossa proposta e fez uma nova que foi aceita pelos policiais e bombeiros. Agora é comemorar mais essa vitória e agradecer as nossas forças de segurança pelo excelente trabalho realizado em nossa capital”, declarou Ibaneis Rocha durante a manhã de hoje.

Com esse reajuste, que chegará a 28,40%, o aumento salarial médio das forças de segurança no GDF, desde a gestão de Ibaneis Rocha em 2020, atingiu 70,46%. Esse é considerado o maior percentual dos últimos governos, superando as gestões anteriores de José Roberto Arruda, que teve um aumento médio de 26,26%, e de Agnelo Queiroz, com 15,76%. Na administração de Rodrigo Rollemberg, não houve qualquer recomposição salarial para a categoria.

Vale ressaltar que as corporações de segurança pública do DF são financiadas pela União, o que torna necessário o aval do GDF, do governo federal e do Congresso Nacional para qualquer reajuste salarial. Inicialmente, a proposta apresentada pelo GDF previa, inclusive, paridade com a Polícia Federal. No entanto, os percentuais foram ajustados durante as negociações entre as categorias e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O reajuste foi aprovado pelo Congresso por meio do PLN nº 31/2025 na última quinta-feira, 27 de novembro, e será pago em duas parcelas, garantindo um suporte financeiro essencial para as forças de segurança do Distrito Federal.

Essa nova medida também contempla outras questões relacionadas ao orçamento federal, como a nomeação de quase 2 mil policiais do DF. Os reflexos positivos deste aumento salarial são esperados não apenas para os beneficiários diretos, mas também para toda a sociedade, que contará com um efetivo mais motivado e valorizado.