Com 15 anos de experiência na Secretaria de Saúde e 12 no Samu, Lorhana assume um papel inédito na gestão do serviço de urgência.

A enfermeira Lorhana Martins Morais foi nomeada como a primeira mulher a assumir a diretoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal. A nomeação foi anunciada na última sexta-feira, 5 de dezembro, e a nova gestora tomou posse na manhã de 9 de dezembro.

Desde a sua criação, há duas décadas, o Samu-DF não contava com uma mulher na liderança. Lorhana, que possui 15 anos de experiência na Secretaria de Saúde e 12 anos dedicados ao Samu, expressou seu entusiasmo com a nova função, afirmando ser apaixonada pelos desafios do setor.

“Amo trabalhar na viatura e também gosto de dar aulas no Núcleo de Educação em Urgências. Minha prioridade neste momento é me inteirar das demandas da gestão, mas assim que possível, pretendo voltar a essas atividades”. Essa declaração reflete sua vontade de continuar contribuindo com a educação no setor, mesmo em meio às novas responsabilidades.

Lorhana assume a liderança com a expectativa de implementar melhorias que impactem a qualidade do serviço prestado à população. Em sua trajetória profissional, a enfermeira já ocupou cargos de gestão, incluindo a chefia do Pronto-Socorro do Hospital Regional de Santa Maria e a Gerência de Enfermagem do mesmo hospital, áreas que lhe proporcionaram um entendimento profundo dos desafios enfrentados pela equipe. “Só quem vive a rotina dos plantões compreende, de verdade, os desafios enfrentados pela equipe”.

A nova diretora também se sente realizada por ser uma representação das mulheres em cargos de liderança, destacando a importância de inspirar outras profissionais: “É algo que fortalece nossa presença, inspira outras profissionais e reafirma o quanto somos essenciais em todos os níveis do cuidado e da tomada de decisão”.