Bogotá, capital da Colômbia, é o nono destino internacional atendido com voo direto do Aeroporto Internacional de Brasília.
Um novo voo internacional ligando Brasília a Bogotá, capital da Colômbia, foi uma das principais conquistas de 2025 para o Distrito Federal, resultado do trabalho do Governo do DF por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF). Lançada em fevereiro, a rota soma-se às outras oito já implementadas: Lisboa, Cidade do Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires, Lima, Santiago e Cancún. Mais uma conexão — desta vez entre Roma e Brasília — está em tratativas avançadas e pode ser anunciada no próximo ano, após articulação do secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, com o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, o Ministério do Turismo e a companhia aérea ITA.
Segundo Paco Britto, a ampliação dos voos internacionais fortalece o turismo e impulsiona o desenvolvimento da capital. “Brasília é um hub e tem sido cada vez mais reconhecida como tal. Temos um dos melhores aeroportos do mundo, grande potencial turístico e comercial, e garantir que nossos visitantes percebam isso é essencial”, afirma.A quantidade de voos internacionais saindo da capital federal tem reflexos no turismo e na economia do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Empoderamento feminino
Além dos avanços na aviação internacional, o programa Meninas em Ação, voltado ao empoderamento feminino, mobilizou autoridades, empresárias e diplomatas ao longo de todo o ano. O projeto ganhou reconhecimento mundial ao ser selecionado pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) para apresentação no Congresso de Seul, na Coreia do Sul.
Realizado em parceria com as secretarias da Mulher, de Educação e de Justiça e Cidadania, o programa deu a 30 estudantes da rede pública a experiência de ocupar, por um dia, cargos de liderança em órgãos públicos, empresas e embaixadas. O objetivo central é despertar a liderança feminina.
Ana Clara Batista: "Como menina de escola pública, preta e periférica, estar aqui é representatividade e inspiração para outras meninas que sonham em fazer a diferença" | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Ana Clara Batista, 17 anos, estudante do Cemi Gama e primeira-dama por um dia, resume bem o impacto: “Como menina de escola pública, preta e periférica, estar aqui é representatividade e inspiração para outras meninas que sonham em fazer a diferença.”
Paco Britto reforça a importância da iniciativa: “O programa promove o empoderamento antes da fase adulta, despertando senso crítico e mostrando que cargos de liderança são possíveis para elas.”
Promoção do DF
Em 2025, a Serinter também apresentou as oportunidades do DF às mais de 130 embaixadas, impulsionando as exportações, que somaram US$ 98,5 milhões no terceiro trimestre — crescimento de 23,2% em relação ao trimestre anterior, segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). Outro destaque foi o Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), que levou mais de 650 estudantes a 26 embaixadas, fortalecendo o intercâmbio cultural e as relações internacionais.
O ano também foi marcado por importantes acordos de cooperação entre a Casa da Arquitectura de Portugal e o Arquivo Público do DF, para compartilhamento de acervos digitais sobre a obra de Lúcio Costa; entre a UnDF e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, para ações acadêmicas, científicas e culturais; e com o Unicef, ampliando compromissos voltados aos direitos de crianças e adolescentes e contribuindo para a Agenda 2030, com foco em educação de qualidade e enfrentamento às desigualdades escolares.
*Com informações da Serinter-DF
.gif)
%20%20bbbbbbbbbbbbbbbb.jpg)










0 Comentários