(Foto: Divulgação/SEL-DF)

Atividades esportivas e recreativas atendem crianças e adolescentes durante o recesso escolar

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) realiza, entre os dias 26 e 29 de janeiro — com extensão até 30 de janeiro em algumas unidades — a Colônia de Férias 2026 nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs). A iniciativa é destinada a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, matriculados nos centros e também aberta à participação da comunidade.

A ação tem como foco oferecer opções de esporte, recreação e lazer durante o período de férias escolares, estimulando a prática de atividades físicas, a convivência social e a ocupação saudável dos espaços públicos esportivos do Distrito Federal.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, a programação reforça a função social dos COPs. “Os Centros Olímpicos e Paralímpicos são ambientes de formação, inclusão e cidadania. A Colônia de Férias garante que crianças e adolescentes tenham acesso ao esporte e a atividades educativas no recesso escolar, promovendo bem-estar, socialização e qualidade de vida”, afirmou.

Os alunos com deficiência interessados em participar devem procurar diretamente o Centro Olímpico e Paralímpico desejado para efetuar a inscrição junto à coordenação do Centro Paralímpico Distrital (CPD) da unidade.

As inscrições podem ser feitas presencialmente nos COPs ou por meio de links específicos disponíveis para as unidades de Brazlândia, Estrutural, Parque da Vaquejada, Recanto das Emas, Sobradinho e Setor O.

Nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Riacho Fundo, Samambaia e São Sebastião, a Colônia de Férias ocorrerá de 26 a 30 de janeiro, com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro, por meio de link próprio. Já nas unidades do Gama, Santa Maria e Planaltina, o processo de inscrição será realizado via QR Code disponibilizado nos próprios centros.