(Foto: Renato Raphael/Sedes-DF)Programa garante benefícios e proteção socioassistencial em até 48 horas.
Com o objetivo de ampliar a proteção às mulheres em situação de risco, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) lançou o programa Protege DF. A iniciativa estabelece o atendimento e a concessão de benefícios socioassistenciais em, no máximo, 48 horas, reduzindo significativamente o tempo de resposta do poder público em casos de violência.
Entre os serviços oferecidos pelo programa estão o encaminhamento imediato para casas de acolhimento, atendimento socioassistencial emergencial e a concessão de auxílio financeiro para pagamento de aluguel ou custeio de despesas essenciais. A proposta é garantir proteção integral às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas sob risco iminente de feminicídio.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a rapidez no atendimento é fundamental para evitar novas violações de direitos. “O principal objetivo foi garantir a proteção integral dessas mulheres, pois sabemos que agir prontamente é essencial. Antes, o benefício demorava até 60 dias, o que poderia agravar situações de risco”, destacou.
Com o Protege DF, o pagamento do auxílio financeiro passa a ser realizado entre 24 e 48 horas, enquanto o encaminhamento para acolhimento institucional ocorre de forma imediata. “O Sistema Único de Assistência Social salva vidas. Não aceitaremos que uma mulher saia de casa e vá parar na rua com um bebê no colo. Por isso, estamos ampliando a rede de proteção”, reforçou a secretária.
Para acessar o programa, não é necessário agendamento prévio. As mulheres devem procurar diretamente qualquer unidade da rede socioassistencial do DF, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), centros Pop ou casas de acolhimento, onde poderão relatar o caso e receber os devidos encaminhamentos.











0 Comentários