Equipamento fortalece política pública para população em situação de rua

Desde a inauguração, em julho de 2025, o Hotel Social já realizou 30.793 atendimentos a pessoas em situação de rua no Distrito Federal. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), responsável pela gestão do equipamento, que oferece 200 vagas de pernoite para homens, mulheres, crianças e idosos, além de estrutura para acolher animais de estimação dos usuários.

Em funcionamento diariamente das 19h às 8h, o espaço disponibiliza camas, local para guarda de pertences, banheiros com chuveiros e duas refeições, sendo jantar e café da manhã. A unidade também conta com uma biblioteca comunitária, inaugurada em novembro, que reforça os espaços de convivência, interação social e estímulo à autonomia dos acolhidos. O Hotel Social está localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

Para o secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, o equipamento representa um avanço significativo na Política Distrital para a População em Situação de Rua. Segundo ele, o Hotel Social é uma importante porta de entrada para políticas públicas de longo prazo, assegurando dignidade e acesso a direitos previstos em lei. O volume de atendimentos, de acordo com o gestor, demonstra a relevância do serviço e a confiança da população atendida na iniciativa do governo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou o caráter inovador da unidade e seu papel no processo de superação da situação de rua. Conforme explicou, a partir do acolhimento no Hotel Social, usuários já conseguiram inserção no mercado de trabalho, encaminhamento para casas de acolhimento ou comunidades terapêuticas, além de acesso a outros serviços da rede socioassistencial. A experiência também tem contribuído para a compreensão das diferentes realidades desse público e para a construção de soluções mais adequadas a cada caso.

Desde a implantação do equipamento, o Hotel Social conta com um canil destinado ao acolhimento dos animais de estimação das pessoas atendidas. Nos primeiros cinco meses de funcionamento, mais de 500 pets já foram recebidos no local, garantindo segurança e cuidado enquanto seus tutores utilizam o serviço.

A população interessada em colaborar com o funcionamento do Hotel Social pode realizar doações de livros, roupas e itens de higiene. As contribuições podem ser entregues diretamente na unidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.