Apesar da proximidade do centro de Brasília, muitas crianças e adolescentes do Distrito Federal desconhecem o Eixo Monumental. Para mudar essa realidade, o projeto “Explorando a Capital”, do Sesc-DF, oferece passeios guiados pelos principais monumentos da cidade, promovendo inclusão por meio do turismo social. Na próxima quarta-feira (28), será a vez de crianças e adolescentes do Instituto Abraço Solidário, do Sol Nascente, participarem da iniciativa.
O projeto, criado em 2022, integra as ações permanentes de Turismo Social do Sesc-DF e depende de parcerias com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. “As instituições são parceiras do programa. Elas fazem o cadastro, organizam os grupos e participam da ação, mas a execução é do Sesc-DF”, explica Nicole Facuri, gerente de Turismo Social do Sesc-DF.
A participação é restrita a instituições que atendem famílias com renda per capita de até dois salários mínimos, mediante cadastro junto ao Sesc-DF. As visitas ocorrem às quartas-feiras, com uma instituição por semana, durante todo o ano, exceto no período de recesso. Em 2025, o projeto atendeu 49 instituições e beneficiou diretamente 1.624 pessoas. Em 2026, as atividades recomeçam em 28 de janeiro.
Dina Ester Rodrigues, presidente do Instituto Abraço Solidário, destaca o impacto do projeto: “Tem criança que nunca foi à Torre de TV, nunca entrou na Catedral. Os jovens ficam muito felizes”. A programação inclui transporte, lanche e acompanhamento de guias, com duração das 9h ao meio-dia. A experiência educativa busca fortalecer o vínculo dos participantes com o patrimônio de Brasília.
Doações ao Instituto podem ser feitas via Pix pelo CNPJ 36.629.330/0001-98 ou por contato no (61) 99181-6393 e perfil @instituto_abraco_solidario. Interessados no projeto devem procurar o Sesc-DF pelo e-mail centraldeturismo@sescdf.com.br.











0 Comentários