(Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília)Integração entre forças de segurança e fiscalização garantiu festas sem registros graves
O Governo do Distrito Federal apresentou, nesta quarta-feira (18), o balanço das ações do Carnaval 2026, destacando a atuação conjunta dos órgãos de segurança e fiscalização. Participaram da operação a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), DF Legal e Vara da Infância e da Juventude (VIJ).
De acordo com os dados consolidados, o período foi marcado por presença ostensiva, estratégias preventivas e uso intensivo de tecnologia, o que resultou em ambiente considerado seguro para foliões e turistas, sem registros de ocorrências graves.
Mais de 1,5 milhão de pessoas passaram por revistas em acessos a blocos e estações de transporte. As abordagens levaram à apreensão de 459 armas brancas, 595 objetos com potencial de uso como arma e uma arma de fogo.
O monitoramento contou com drones, câmeras com reconhecimento facial — que auxiliaram no cumprimento de dois mandados de prisão — e reforço nas delegacias. A Delegacia Eletrônica teve atendimento ampliado na Cidade da Segurança Pública.
Trânsito e atendimentosEfetivo da Secretaria de Segurança trabalhou direto durante todo o período de folia | Foto: Divulgação/SSP-DF
O Detran-DF realizou cerca de 2,7 mil abordagens, aplicou 2.341 testes de etilômetro e autuou 133 condutores por alcoolemia. Também foram registradas infrações envolvendo veículos não licenciados, motoristas inabilitados e CNHs suspensas.
O CBMDF mobilizou 1.019 bombeiros militares e 124 viaturas, registrando 230 atendimentos. A maior parte das ocorrências foi de baixa gravidade, principalmente casos clínicos associados ao consumo excessivo de álcool. Doze pessoas precisaram de transporte hospitalar.
Integração e prevenção
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, os resultados refletem planejamento integrado, policiamento ostensivo, tecnologia e colaboração da população. Alexandre Patury, secretário-executivo da SSP-DF, destacou como inovação a revista ao término dos blocos, em que foliões eram orientados a apresentar o celular desbloqueado para coibir furtos.
Policiamento ostensivo esteve presente nos lugares com maior concentração de gente
A PMDF atuou com média de 2 mil policiais por dia, apreendeu drogas, armas brancas, uma arma de fogo e capturou foragidos. A corporação também distribuiu 1.868 identificações infantis e manteve a Sala Lilás Itinerante, com nove atendimentos.
A PCDF registrou 291 ocorrências, sendo 38 em flagrante, número inferior ao verificado em 2025. Os furtos de celular representaram cerca de 70% dos registros. A corporação instaurou 39 procedimentos investigativos.
Fiscalização e proteção
A DF Legal fiscalizou 112 eventos, realizou duas interdições e apreendeu 309 garrafas de vidro comercializadas irregularmente. Já a Vara da Infância e da Juventude efetuou abordagens e orientações a comerciantes, registrando casos envolvendo consumo de álcool por adolescentes e atendimento a crianças perdidas.
O diretor-adjunto do Detran-DF, Hugo Figueiredo, ressaltou que não houve ocorrências fatais no trânsito durante o período. Representantes das corporações avaliaram o Carnaval 2026 como positivo, com avanços na prevenção e na sensação de segurança.










0 Comentários