A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, visitou nesta sexta-feira (6) sete creches mantidas por organizações parceiras em Recanto das Emas, Água Quente e Brazlândia. A visita à Associação Beneficente Coração de Cristo (Cocris) teve como objetivo fortalecer a parceria com organizações da sociedade civil (OSCs) e conhecer de perto o atendimento oferecido às crianças.

Segundo Hélvia Paranaguá, creches públicas e parceiras são essenciais para garantir o direito à educação desde os primeiros anos de vida e para apoiar famílias. “Elas acolhem as crianças, apoiam as famílias e contribuem diretamente para o desenvolvimento integral, permitindo que pais e responsáveis tenham segurança para trabalhar e planejar o futuro”, afirmou.

A Cocris, credenciada junto à Secretaria de Educação desde fevereiro de 2014, mantém seis das sete unidades visitadas: Arara Canindé, Sabiá do Campo, Beija-Flor e Cocris, em Recanto das Emas; Pelicano, em Água Quente; e Flamboyant, em Brazlândia. A Creche Rouxinol, em Água Quente, é gerida pela Associação Filantrópica Pai Abraão. No total, mais de 1.600 crianças da educação infantil são atendidas nessas instituições, que funcionam das 7h às 17h, com quatro refeições diárias planejadas por nutricionistas.

A coordenadora administrativa da Cocris, Analécia Loiola, agradeceu à secretária pela valorização das OSCs. “Nunca fomos tão respeitados como estamos sendo agora, o que é um marco na história da educação”, destacou.

A Secretaria de Educação do DF orienta as creches a seguirem o Currículo em Movimento da Educação Infantil e mantém o atendimento por meio da rede pública, Cepis geridos por OSCs, termos de colaboração e Cartão Creche, buscando uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.