O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta quarta-feira (4/2), na Praça do Buriti, 167 novas viaturas ao Departamento de Trânsito (Detran-DF). O investimento na aquisição dos veículos foi de R$ 24,5 milhões. A renovação da frota visa aumentar a eficiência dos serviços administrativos, de policiamento e fiscalização de trânsito.

Do total de veículos adquiridos, 109 são destinados à fiscalização de trânsito, incluindo 63 caminhonetes, 32 motocicletas, oito caminhões, quatro empilhadeiras e duas vans. Para as atividades administrativas do órgão, foram locados 58 automóveis, ao custo anual de R$ 2,2 milhões.

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), participou da cerimônia de entrega e destacou a importância da ação para a segurança viária e a preservação de vidas. “Prometemos uma frota que vai melhorar a segurança da população. O Detran faz muitas blitze educativas, mas também precisa proteger a cidade, especialmente com relação às mortes no trânsito”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressaltou que a entrega faz parte de uma estratégia de integração de pastas. “O governo tem feito todos os esforços para fortalecer as instituições de segurança. Viaturas novas e modernas aprimoram o trabalho, e quem ganha é a população do Distrito Federal”, declarou.

O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio Bellini, afirmou que a modernização impacta diretamente o trabalho dos agentes. Segundo Bellini, as caminhonetes auxiliam o transporte de equipamentos, as motocicletas garantem atendimento ágil, caminhões e empilhadeiras viabilizam a fiscalização e remoção de veículos, e as vans apoiam as atividades administrativas e programas educativos.